MPF investiga suspeita de crime ambiental em área protegida de Mato Grosso

O Ministério Público Federal abriu seis inquéritos para apurar danos ambientais em área de proteção no município de Cocalinho.

Fonte: CenárioMT

MPF investiga suspeita de crime ambiental em área protegida de Mato Grosso
MPF investiga suspeita de crime ambiental em área protegida de Mato Grosso - Imagem: CenárioMT

O Ministério Público Federal instaurou seis inquéritos civis para investigar supostos danos ambientais em lotes localizados na Área de Proteção Ambiental (APA) dos Meandros do Rio Araguaia, no município de Cocalinho. As apurações envolvem diferentes áreas da Fazenda Araguaia Canarana, que abriga vários ranchos dentro da unidade de conservação de uso sustentável.

As portarias foram publicadas em 7 de julho pela Procuradoria da República em Cáceres e têm como base denúncias de degradação ambiental em áreas identificadas como Ranchos 02, 03, 04, 05, 06, 09 e 10. Segundo o MPF, as investigações seguem os princípios constitucionais de defesa do meio ambiente e responsabilidade por danos ambientais.

[Continua depois da Publicidade]

Em todos os casos, houve conversão das notícias de fato em inquéritos civis vinculados à 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do órgão. Os envolvidos poderão apresentar propostas de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), enquanto diligências buscam aprofundar os impactos na região considerada essencial para a qualidade de vida coletiva.

A APA foi criada para garantir o uso sustentável e a proteção do ecossistema regional, mas tem registrado ocupações irregulares, desmatamentos e outras intervenções que preocupam órgãos de fiscalização. O avanço simultâneo de seis investigações sobre a mesma fazenda acentua a gravidade das suspeitas em MT.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo apaixonado por jogos, tecnologia e notícias regionais, atua como redator no portal CenárioMT, onde produz matérias voltadas aos acontecimentos de Mato Grosso e região. Além disso, também é analista de TI e dedica parte do seu tempo livre ao desenvolvimento de jogos (game design), unindo criatividade e conhecimento técnico em seus projetos.