Lucas do Rio Verde será elo estratégico entre ferrovias do Brasil e corredor bioceânico até o Peru

Fonte: CenarioMT

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Lucas do Rio Verde deverá assumir nos próximos anos um papel central no mapa logístico da América do Sul. O município mato-grossense será ponto de ligação entre importantes ferrovias brasileiras e a futura Ferrovia Bioceânica, corredor internacional que conectará os oceanos Atlântico e Pacífico, facilitando o escoamento da produção agropecuária e outros produtos brasileiros até o recém-inaugurado porto de Chancay, no Peru.

O projeto avançou nesta segunda-feira (7), com a assinatura de um acordo entre Brasil e China para a realização de estudos conjuntos sobre o traçado do corredor ferroviário bioceânico. A assinatura ocorreu no Ministério dos Transportes, em Brasília, e estabelece parceria entre a estatal brasileira Infra S.A. e o China Railway Economic and Planning Research Institute. A ferrovia será um dos principais eixos do projeto “Rotas de Integração Sul-Americana”, que tem como meta ampliar as conexões entre os modais rodoviário, ferroviário e hidroviário nas fronteiras brasileiras.

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Lucas do Rio Verde será o ponto final da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), atualmente em execução. A Fico partirá de Mara Rosa, em Goiás — onde se conecta com a Ferrovia Norte-Sul (FNS) — e seguirá até o município mato-grossense, que, por sua vez, será o marco inicial da futura Ferrovia Bioceânica. A linha férrea cortará o oeste de Mato Grosso, Rondônia e o sul do Acre, alcançando a fronteira com o Peru, de onde seguirá até o porto de Chancay, distante cerca de 70 quilômetros da capital Lima. Esse trajeto promete reduzir custos logísticos e abrir novas portas para exportações brasileiras via Pacífico.

A Bioceânica também se conectará com a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que parte do litoral baiano, em Ilhéus, e vai até Mara Rosa. Com isso, Lucas do Rio Verde passa a integrar um dos mais ambiciosos corredores ferroviários do continente, promovendo a integração entre as regiões produtoras do Centro-Oeste, o interior do Brasil e os mercados da Ásia, via Pacífico.

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Além de impulsionar a competitividade do agronegócio, a iniciativa tem caráter geopolítico, ao fortalecer a cooperação entre os países sul-americanos e aprofundar os laços comerciais entre Brasil e China. O projeto também foi destacado na declaração final da Reunião de Líderes do Brics, realizada no Rio de Janeiro, como parte de um compromisso conjunto para o desenvolvimento de infraestrutura de transporte sustentável, resiliente e integrada nos países em desenvolvimento.

O traçado da Ferrovia Bioceânica considera caminhos já consolidados por rodovias federais como a BR-364 e a BR-317, no Brasil, e a Irsa Sur, no Peru, evidenciando a viabilidade de integração entre os dois países. A construção da nova malha, somada ao porto de Chancay — inaugurado há apenas três meses com investimento chinês — poderá reposicionar Lucas do Rio Verde como um dos polos logísticos mais estratégicos do continente.

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Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT