Alerta para Síndrome Respiratória Aguda Grave cresce em Mato Grosso e Cuiabá registra alta de 702% em casos de gripe

Mato Grosso está entre os seis estados brasileiros com aumento nas internações por doenças respiratórias. Cuiabá confirma 12 mortes por Influenza em meio ao crescimento das notificações.

Fonte: CenárioMT

Alerta para Síndrome Respiratória Aguda Grave cresce em Mato Grosso e Cuiabá registra alta de 702% em casos de gripe
Alerta para Síndrome Respiratória Aguda Grave cresce em Mato Grosso e Cuiabá registra alta de 702% em casos de gripe - Imagem ilustrativa: SES-MT

Mato Grosso integra a lista de seis estados em alerta devido ao aumento das internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), conforme o último boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Além de MT, Alagoas, Paraná, Pará, Rondônia e Roraima também apresentam crescimento nas hospitalizações por infecções respiratórias, com tendência de alta a longo prazo.

[Continua depois da Publicidade]

A análise da Fiocruz aponta que o maior número de internações está ligado ao vírus Influenza A e ao Vírus Sincicial Respiratório (VSR), responsáveis pelo aumento de casos graves. A Influenza A lidera como principal causa de mortes e hospitalizações, especialmente entre idosos, respondendo por 74,1% dos óbitos confirmados, seguida pelo VSR (14,1%), Rinovírus (10,2%) e SARS-CoV-2 (3,1%).

Na capital cuiabana, a Vigilância Epidemiológica da Prefeitura divulgou que as notificações de gripe cresceram 702% em 2025, comparado ao mesmo período do ano anterior, com 754 casos registrados entre 29 de dezembro de 2024 e 21 de junho de 2025, contra 94 em 2024.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo a Secretaria de Saúde, o aumento se deve à maior circulação viral, baixa cobertura vacinal e maior oferta de exames diagnósticos.

Até o momento, 12 mortes por Influenza foram confirmadas em Cuiabá, sendo 11 idosos e um bebê menor de um ano. As investigações indicam que todos os idosos falecidos estavam sem vacinação contra a gripe há mais de um ano.

A campanha de imunização contra a gripe continua disponível nas unidades básicas de saúde da cidade, reforçando a importância da vacina para a prevenção da doença.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo e entusiasta de jogos e tecnologia, trabalha como redator no CenárioMT, é analista de TI e game designer no tempo livre.