O santuário dos elefantes de Chapada dos Guimarães, localizado a 66 km de Cuiabá, receberá a elefanta africana Kenya, que partiu do Ecoparque Mendoza, no oeste da Argentina, para uma jornada de mais de 3,3 mil km até seu novo lar. Kenya se juntará a Pupy, elefanta que vive no local desde abril.
Segundo o santuário, Kenya demonstrou insegurança ao ser trancada na caixa de transporte, mas a intervenção dos tratadores ajudou a tranquilizá-la. O contêiner conta com uma câmera para que a equipe monitore todo o trajeto, realizando paradas frequentes para hidratação e alimentação do animal.
O santuário destaca que os elefantes podem permanecer em pé por longos períodos, mesmo em cativeiro, garantindo que Kenya estará segura durante a viagem. A caravana é acompanhada pela equipe do Ecoparque Mendoza até a chegada ao santuário.
Em nota anterior, o santuário informou a morte de Tamy, elefante asiático que vivia no Ecoparque Mendoza e que também seria transportado para o santuário. Tamy tinha mais de 50 anos e enfrentava problemas físicos relacionados à idade e ao confinamento.
Fundado em 2016, o santuário em Mato Grosso é uma organização sem fins lucrativos que resgata elefantes cativos ou em situação de risco. É o único da América Latina dedicado exclusivamente a esses animais, instalado em uma área de 1,2 mil hectares em Chapada dos Guimarães.