PGR contesta no STF emenda de Mato Grosso que freia criação de áreas de proteção

A medida foi aprovada pela Assembleia Legislativa em dezembro de 2024.

Fonte: CENÁRIOMT COM INF. Cristiane Prizibisczki

PGR contesta no STF emenda de Mato Grosso que freia criação de áreas de proteção

A Procuradoria Geral da República (PGR) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para derrubar uma nova regra em Mato Grosso que adiciona entraves à criação de áreas ambientais protegidas. A Emenda à Constituição 119/2024, sancionada pelo governo estadual, tem sido alvo de controvérsia por impor condições que, segundo a PGR, colidem com a legislação federal.

Essa alteração exige que, para cada nova Unidade de Conservação (UC), 80% das áreas já existentes em Mato Grosso estejam com a situação fundiária regularizada. Além disso, condiciona a criação à existência de verba orçamentária para indenizar propriedades afetadas.

[Continua depois da Publicidade]

O prazo para a implementação das UCs já criadas também foi estendido de dois para dez anos. Por outro lado, a emenda permite que o governo receba doações para o estabelecimento de novas unidades de uso público. A medida foi aprovada pela Assembleia Legislativa em dezembro de 2024.

Colisão com leis federais e precedentes do STF

A PGR argumenta que a emenda estadual extrapola a competência da União em legislar sobre proteção ambiental, além de comprometer o direito fundamental a um meio ambiente equilibrado e os princípios da prevenção.

[Continua depois da Publicidade]

A Procuradoria aponta que a legislação federal para a criação de UCs exige apenas estudo técnico e consulta pública, sem as condições adicionais de regularização fundiária ou garantia orçamentária impostas pela lei mato-grossense.

“Os requisitos adicionais para a criação de unidade de conservação não encontram previsão na legislação federal de regência sobre a matéria”, afirma a PGR na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI). A Procuradoria ressaltou ainda que o próprio STF já se posicionou contra normas que resultaram na diminuição de áreas ambientalmente protegidas.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.