Em apenas 30 dias de operação, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) validou mais de 12 mil registros no Cadastro Ambiental Rural (CAR Digital 2.0), lançado em 4 de junho. O resultado expressivo se deve à nova abordagem, que usa tecnologia para análise automatizada.
Na versão anterior, a validação era individual. Agora, o sistema utiliza bases temáticas elaboradas para cada município, permitindo o cruzamento dos dados declarados pelos proprietários com informações georreferenciadas de hidrografia, vegetação nativa e áreas de preservação. Atualmente, 55 municípios já contam com essas bases homologadas no sistema, mas as validações até agora referem-se aos primeiros 34 que concluíram o processo.
A expectativa da Sema é de ampliar ainda mais o número de validações nos próximos dias e cobrir os 142 municípios do Mato Grosso até o fim do ano. Conforme o decreto 1.473/2025, a análise automatizada do CAR Digital 2.0 ocorre em três etapas: cruzamento geoespacial dos dados do imóvel com as bases de referência, classificação do cadastro como apto ou inapto e notificação ao proprietário para ciência do resultado e eventuais providências.
Somente requerimentos em situação de aguardando análise, em análise, aguardando complementação ou suspensos são elegíveis para essa análise automatizada, garantindo mais agilidade e precisão ao processo.