Mato Grosso e governo federal debatem avanços em inovação e tecnologia

A ministra Luciana Santos elogiou a força econômica do estado, destacando seu papel crescente como polo de inovação.

Fonte: CENÁRIOMT

Mato Grosso e governo federal debatem avanços em inovação e tecnologia

O governador em exercício de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, recebeu nesta quarta-feira (2 de julho), no Palácio Paiaguás, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. O encontro teve como pauta os avanços de Mato Grosso nas áreas de inovação, educação técnica e agregação de valor às cadeias produtivas do estado.

A ministra Luciana Santos elogiou a força econômica do estado, destacando seu papel crescente como polo de inovação. “Mato Grosso demonstra uma pujança econômica impressionante e vem se destacando como polo de inovação. O Estado é uma grande expressão do que é este país continental, convertendo sua diversidade econômica em desenvolvimento digital, energético e científico, gerando emprego, oportunidades e transformando a vida das pessoas por meio da tecnologia”, afirmou a ministra.

[Continua depois da Publicidade]

Durante a reunião, foram apresentadas as principais iniciativas do Governo de Mato Grosso para impulsionar a inovação e fortalecer o desenvolvimento tecnológico. Entre elas, a quarta edição do evento Cidades Inovadoras, que aborda políticas públicas e soluções inteligentes para os municípios, e a segunda edição do prêmio de mesmo nome, que destinará R$ 700 mil para apoiar os projetos vencedores.

O governador em exercício, Otaviano Pivetta, ressaltou que Mato Grosso vive um novo ciclo de desenvolvimento, marcado pela industrialização e pelo aprimoramento da educação técnica pública. “Somos líderes na produção agropecuária, mas avançamos na industrialização das cadeias produtivas, na formação técnica dos jovens e na modernização da rede de ensino”, destacou Pivetta.

[Continua depois da Publicidade]

Outro investimento estratégico de grande porte é a construção do Parque Tecnológico Mato Grosso, em Várzea Grande, que já tem 90% das obras concluídas e recebeu um aporte superior a R$ 18 milhões. Este empreendimento promete ser um polo de inovação, oferecendo infraestrutura para que empresas, universidades e indústrias locais desenvolvam tecnologia, pesquisa e qualificação profissional.

Além disso, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) promove eventos como o HACKA MT – uma maratona tecnológica que estimula soluções inovadoras para desafios públicos e privados –, a Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Mostra Estadual de Ciência e Tecnologia. Essas ações reforçam a estratégia do estado de diversificar sua economia, tradicionalmente agroexportadora, com foco na agroindústria e na inovação.

O encontro também discutiu projetos para expandir a educação profissionalizante, implementar cidades inteligentes e ampliar o acesso à internet de qualidade em regiões remotas do estado.

O presidente do Parque Tecnológico Mato Grosso, Rafael Bello Bastos; o diretor técnico da FAPEMAT, Flavio Teles Carvalho da Silva; a deputada estadual Graciele Marques dos Santos; e a reitora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Vera Maquêa, também estiveram presentes no encontro.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.