Ager fortalece regulação dos serviços de água em Várzea Grande

Acordo formalizado garante fiscalização técnica e transparente no saneamento de Várzea Grande por 10 anos.

Fonte: CenárioMT

Ager fortalece regulação dos serviços de água em Várzea Grande
Ager fortalece regulação dos serviços de água em Várzea Grande - Foto: Assessoria DAE-VG

A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado firmou um convênio de cooperação técnica com a Prefeitura de Mato Grosso, por meio do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE/VG), delegando à agência estadual a competência para regular e fiscalizar os serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário no município. A cerimônia ocorreu nesta terça-feira (1º) com transmissão ao vivo.

Segundo a prefeita de Várzea Grande, o convênio representa um passo importante para a modernização e a transparência na gestão do saneamento. Ela destacou a confiança na atuação técnica da Ager para garantir serviços de qualidade à população.

[Continua depois da Publicidade]

O presidente regulador da agência enfatizou que o acordo segue o Novo Marco Legal do Saneamento (Lei Federal nº 14.026/2020), que prevê a universalização do acesso à água potável e ao tratamento de esgoto até 2033. Ele ressaltou que a Ager tem papel central na implementação dessas políticas públicas, assegurando regulação e fiscalização responsáveis.

Com o convênio, a Ager assumirá funções como a fiscalização dos serviços, acompanhamento do Plano Municipal de Saneamento Básico, definição e revisão de tarifas, atendimento de reclamações por meio da Ouvidoria e realização de consultas e audiências públicas. A agência também acompanhará a modelagem da concessão dos serviços e a fiscalização da empresa vencedora do processo licitatório.

[Continua depois da Publicidade]

Para o diretor regulador de Saneamento e Ouvidoria, investir no saneamento significa promover saúde pública, bem-estar social e desenvolvimento econômico. Ele explicou que a regulação garante equilíbrio entre usuários, poder público e prestadores de serviços. Já o diretor-presidente do DAE ressaltou que a parceria vai possibilitar fiscalização efetiva e acompanhamento técnico e administrativo qualificado. O convênio terá duração de 10 anos, com possibilidade de incluir outros serviços municipais mediante novos termos.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo apaixonado por jogos, tecnologia e notícias regionais, atua como redator no portal CenárioMT, onde produz matérias voltadas aos acontecimentos de Mato Grosso e região. Além disso, também é analista de TI e dedica parte do seu tempo livre ao desenvolvimento de jogos (game design), unindo criatividade e conhecimento técnico em seus projetos.