A partir desta terça-feira (1º), todas as pessoas que ainda não se vacinaram contra a gripe podem procurar uma unidade básica de saúde em Lucas do Rio Verde para receber a dose. A ampliação da campanha foi anunciada pela supervisora da Vigilância em Saúde, Cláudia Engelmann, que reforçou a importância da imunização para prevenir casos graves da doença.
“Agora a vacina está liberada para toda a população, não apenas para os grupos prioritários. Basta levar documento pessoal e, se possível, a caderneta de vacinação”, explicou Cláudia. Segundo ela, as salas de vacina das UBS funcionam das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30, com algumas unidades atendendo inclusive no horário de almoço, facilitando o acesso de quem trabalha.
A vacinação pode ser feita em qualquer posto de saúde, independentemente do bairro onde o morador reside. Até o momento, 11 mil das 23 mil doses previstas já foram aplicadas em ações em escolas, supermercados e eventos da cidade, como a festa do município. Mesmo assim, a cobertura vacinal entre os grupos prioritários ainda está em cerca de 40% a 42%.
“Nosso foco continua sendo as crianças até cinco anos, gestantes e idosos. Essa população precisa ser protegida, pois tem maior risco de complicações”, reforçou Cláudia. Ela também esclareceu que a vacina contra a gripe protege contra três tipos de vírus influenza mais graves, e não previne resfriados leves causados por outros agentes.
Além da vacina contra a gripe, as unidades continuam oferecendo os imunizantes do calendário regular. A exceção é a vacina contra varicela, cujo estoque está reduzido em todo o país. “Aproveitamos esse momento para atualizar a caderneta de vacinação de quem procura a unidade. A equipe está preparada para orientar e aplicar outras doses, caso estejam em atraso”, concluiu.
A Secretaria de Saúde orienta que a população aproveite a disponibilidade das doses enquanto durarem os estoques e reforce os cuidados com a prevenção, principalmente neste período de maior circulação de vírus respiratórios.