Ciopaer de Mato Grosso conclui treinamento Intensivo para operações aerotáticas de alto risco

O treinamento de atividades práticas começou na quarta-feira (25)

Fonte: CENÁRIOMT

Ciopaer de Mato Grosso conclui treinamento Intensivo para operacoes aerotaticas de alto risco
Ciopaer de Mato Grosso conclui treinamento Intensivo para operações aerotáticas de alto risco

Foi finalizado neste sábado (28.6) em Mato Grosso, o Treinamento Anual Geral do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), vinculado à Secretaria de Segurança Pública (Sesp), realizado para 70 Operadores Aerotáticos, com o objetivo de aprimorar diversas técnicas aplicadas durante atendimentos de resgate e apoio aéreo em operações policiais.

O treinamento de atividades práticas começou na quarta-feira (25). Foram executadas técnicas como tiro com aeronave em movimento, resgate em áreas de difícil acesso, pouso em área restrita, salvamento aquático e transporte de cargas.

[Continua depois da Publicidade]

O coordenador do Ciopaer, tenente coronel PM Ernesto Xavier Lima Junior, destacou a importância desse treinamento para aprimoramento de técnicas desenvolvidas diariamente pela equipe, aperfeiçoando o atendimento à população e o apoio às forças de segurança.

“Nossas atividades são de alta complexidade e de alto risco, envolvendo vidas de terceiros e de tripulantes, por isso nossa tropa precisa estar sempre preparada para executar todas as nossas atividades com segurança, experiência e agilidade, prestando o melhor serviço à sociedade”, destacou.

Dentre as técnicas de resgate aplicadas no treinamento está a técnica McGuire, considerada uma das mais complexas, desenvolvida para resgate de vítimas em ambiente de difícil acesso, onde não é possível o pouso da aeronave e nem mesmo acesso via terrestre.

[Continua depois da Publicidade]

O investigador de Polícia Felipe Solé, que atuou no resgate de uma vítima utilizando a técnica McGuire em Vila Bela da Santíssima Trindade em 2024, participou do treinamento. Ele destacou que é necessário estar preparado para enfrentar adversidades durante esses atendimentos.

“É uma técnica de alta complexidade que exige do operador aerotático e por isso nós precisamos de treinamento constante para que possamos executá-la com mais segurança e preparo, podendo oferecer atendimento ágil para salvar vidas”, detalhou.

Esse tipo de técnica foi utilizado para resgate do motorista de um caminhão que caiu no Portão do Inferno em 2022. Nessa atividade, dois tripulantes em um helicóptero desceram até a vítima usando rapel, prestaram os primeiros socorros e seguida a imobilizaram em uma maca para que ela fosse içada e levada até um hospital.

O coordenador do Ciopaer, ainda lembrou que o curso iniciou há dois meses com atividades desenvolvidas em uma plataforma de treinamento aerotática instalado na base do Ciopaer, em Várzea Grande. Um investimento de R$ 1,3 milhões para aperfeiçoar as técnicas desenvolvidas durante os atendimentos do Centro Integrado.

“Essa plataforma permite treinamento diário sem utilização de aeronave de serviço e sem gastos de hora voo ao Estado, economizando dinheiro público. Hoje nossa equipe tem treinamento diário e quando chegamos em atividades externas temos resultados positivos no preparo e na segurança da tripulação”.

 

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.