Governo estimula regularização ambiental em Mato Grosso com apoio a assentamentos

Cerca de 700 hectares foram regularizados em Tangará da Serra com entrega de mais de 100 cadastros ambientais rurais.

Fonte: CenárioMT

Governo estimula regularização ambiental em Mato Grosso com apoio a assentamentos
Foto: Clênia Goreth

O Mato Grosso avançou na regularização ambiental ao promover a entrega de mais de 100 cadastros ambientais rurais para pequenas propriedades em três assentamentos de Tangará da Serra. A iniciativa beneficiou aproximadamente 700 hectares e foi celebrada em cerimônia no auditório da Associação Comercial e Industrial do município.

O trabalho foi realizado em 100 dias por uma força-tarefa formada após um Acordo de Cooperação Técnica entre o governo estadual, por meio das secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura Familiar, a prefeitura local, o Sindicato Rural e o Instituto Produzir, Conservar e Incluir. O esforço conjunto permitiu superar barreiras financeiras e técnicas que dificultavam o acesso dos produtores ao Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Moradores dos assentamentos Bezerro Vermelho, Vale do Sol I e Nossa Senhora Aparecida destacaram a importância do apoio recebido. Segundo eles, sem essa assistência, os custos para elaborar o CAR inviabilizariam até mesmo o acesso a financiamentos. O projeto piloto em Tangará da Serra também prevê a regularização de 1.300 cadastros e a recuperação de 270 hectares no município, fortalecendo a agricultura familiar e abrindo caminho para novas oportunidades no campo.