Com o objetivo de intensificar a segurança nas regiões centrais de Mato Grosso, a Polícia Militar deu início, nesta quinta-feira (26), à Operação Centro Seguro em Cuiabá e Várzea Grande. A ação conta com mais de 300 policiais militares e 63 viaturas do 1º e 2º Comandos Regionais, com atuação prevista até o dia 5 de julho.
Integrando o programa Tolerância Zero, do Governo do Estado, a operação visa combater a criminalidade e desarticular facções. Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Cláudio Tinoco, serão realizadas ações como abordagens, patrulhamentos intensivos e pontos demonstrativos. As atividades se concentrarão em áreas comerciais e bancárias nos períodos de maior circulação, incluindo fins de semana e datas de pagamento de servidores.
O efetivo inclui equipes especializadas como a Cavalaria, Raio, Rotam, Bope, BPMTran, BPMPA, Força Tática e a Ciopaer. “Trata-se de uma ação tática e planejada para aumentar a presença policial nas ruas, ampliando a sensação de segurança da população”, afirmou o coronel Tinoco.
O secretário estadual de Segurança Pública, coronel César Roveri, destacou os investimentos do Estado em segurança, como a entrega de viaturas, armamentos e a instalação de 13 mil câmeras do programa Vigia Mais MT. Somente na área central da Capital, já foram instaladas 800 câmeras. “A ideia é expandir esse monitoramento para todos os bairros e municípios ainda não contemplados”, disse Roveri.
Representando o comércio local, o presidente da CDL Cuiabá, Júnior Macagnam, destacou a importância da operação para lojistas e consumidores. Segundo ele, a presença ostensiva da polícia traz mais confiança ao ambiente de compras no Centro da cidade.