Politec lidera megaoperação contra furto de energia em Mato Grosso com nove prisões

Nove pessoas foram presas em flagrante durante uma operação conjunta para combater o furto de energia elétrica em Cuiabá, com perícias que comprovam as fraudes.

Fonte: CenárioMT

Politec lidera megaoperação contra furto de energia em Mato Grosso com nove prisões
Politec lidera megaoperação contra furto de energia em Mato Grosso com nove prisões - Foto: POLITEC

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) atuou em uma grande operação, denominada Energia Limpa, para coibir o furto de energia elétrica em Mato Grosso. A ação, realizada na quarta-feira (25), resultou na prisão em flagrante de nove pessoas suspeitas de envolvimento no crime.

Participaram da operação nove peritos oficiais criminais, 18 policiais militares e 18 técnicos da concessionária de energia, que identificaram diversas irregularidades na região da Morada da Serra, em Cuiabá, incluindo fraudes e furtos de energia.

A Politec também realizou perícias em estabelecimentos comerciais como quatro distribuidoras, um açougue e um mercado. Os responsáveis foram encaminhados à delegacia e podem responder criminalmente, com penas que variam de 1 a 5 anos de prisão pelo furto de energia.

Em um dos casos, uma distribuidora tinha uma ligação direta na rede elétrica, usada para abastecer um lava-jato e um centro de reciclagem. O locador desses imóveis firmava contrato com energia embutida no valor do aluguel, caracterizando a fraude.

Segundo a concessionária Energisa, o furto de energia no estado representa uma perda anual superior a R$ 150 milhões em impostos, valores que poderiam ser investidos em serviços públicos como saúde e educação.

O gerente de perícias em engenharia legal da Politec, Rafael Dalmolin, destacou a importância das perícias para a comprovação dos crimes e responsabilização penal dos envolvidos. “Detectamos visualmente as ligações diretas saindo da rede de distribuição até os imóveis beneficiados, além da ausência de medição de consumo na maioria dos casos”, explicou.

Já o gerente de combate a perdas da Energisa, Luciano Lima, alertou a população para evitar contratos fraudulentos. “A Energisa é a única autorizada a vender energia no estado. Peça seu padrão exclusivo de medição, porque quem responde pelo crime é o locatário”, enfatizou.

Com informações da Energisa