Investimentos internacionais impulsionam recuperação ambiental no Mato Grosso

O programa 'Todos pelo Araguaia' recebe aporte global para restaurar três mil hectares de áreas degradadas e fortalecer práticas sustentáveis.

Fonte: CenárioMT

Investimentos internacionais impulsionam recuperação ambiental no Mato Grosso
Investimentos internacionais impulsionam recuperação ambiental no Mato Grosso - Imagem ilustrativa- Morro de Santo Antônio do Leverger

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), garantiu investimentos da ONG Pró Natura Internacional para ampliar a recuperação de três mil hectares de áreas degradadas no programa “Todos pelo Araguaia”. A articulação aconteceu durante a London Climate Action Week (LCAW), evento focado na agenda climática, encerrado em 25 de junho.

A secretária Mauren Lazzaretti destacou que o programa chamou atenção devido à sua estrutura formal, governança pública sólida e transparência. Um diferencial importante é a inclusão do carbono capturado na restauração ambiental como parte da estratégia do projeto. Segundo ela, os recursos internacionais serão destinados aos projetos mais consistentes, onde Mato Grosso se destaca pela qualidade técnica e compromisso com a sustentabilidade.

No início de junho, a Sema também firmou acordo com o Banco Alemão KFW para restaurar 420 hectares do programa, com execução prevista por instituições contratadas pelo investidor.

A senadora Margareth Buzetti, integrante da comitiva em Londres, ressaltou o reconhecimento global do potencial do estado. “O programa tem escala e impacto ambiental e social relevantes, abrindo caminho para ampliar parcerias internacionais,” afirmou.

Além disso, em agosto, a “Rio Climate Action Week” será nova oportunidade para prospectar negócios e consolidar a presença de Mato Grosso no mercado global de sustentabilidade.

Viabilizada por parceria com a Future Climate Group S.A., a participação da Sema na LCAW reforça o compromisso com a revitalização da Bacia do Alto Araguaia. O programa abrange 12 municípios e foca na recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs), conservação do solo e práticas agropecuárias sustentáveis.