Todos os municípios de Mato Grosso aderem ao segundo ciclo da lei Aldir Blanc

No primeiro ciclo, que teve 90,7% de adesão municipal, Mato Grosso recebeu R$ 52,4 milhões para o período 2023-2024, com R$ 26,2 milhões para o estado e R$ 26,2 milhões aos municípios

Fonte: CENÁRIOMT

Todos os municípios de Mato Grosso aderem ao segundo ciclo da lei Aldir Blanc
Todos os municípios de Mato Grosso aderem ao segundo ciclo da lei Aldir Blanc

O estado de Mato Grosso e seus 142 municípios aderiram ao segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (2025-2029). Eles enviaram os Planos de Ação e se somam à maior política pública contínua de fomento cultural já implementada no país. No primeiro ciclo, entre 2023 e 2024, Mato Grosso teve 90,78% de adesão municipal e recebeu repasse de R$ 52,41 milhões, sendo R$ 26,21 milhões para o estado e R$ 26,2 milhões para os municípios.

Do total, R$ 19,57 milhões já foram investidos pelo estado e os municípios nas ações previstas, o que corresponde a 37,33% do montante disponível. Os municípios utilizaram R$ 18,21 milhões (69,51%) e o estado, R$ 1,35 milhão (5,16%).

No estado, mais de R$ 18,65 milhões foram destinados a ações de fomento cultural, de acordo com o Plano de Ação apresentado no primeiro ciclo. Outros R$ 2,82 milhões devem ser empregados em Pontos de Cultura; R$ 3,17 milhões em obras, reformas e aquisição de bens culturais, e R$ 502,48 mil em Pontões de Cultura.

A capital, Cuiabá, executou 92,95% do montante recebido por meio da Aldir Blanc. A cidade recebeu R$ 4,23 milhões e usou R$ 3,93 milhões em ações culturais.

EXEMPLO – Um dos projetos contemplados com recursos da política no estado é o “Tecendo Saberes: Xavantes e Kuikuro em Intercâmbio”, voltado à formação em economia criativa e à revitalização de saberes tradicionais entre os povos indígenas Xavante e Kuikuro. Com orçamento previsto de R$ 300 mil, o projeto envolve a realização de oficinas práticas e teóricas de confecção de esteiras, biojoias, bancos e cerâmica, contemplando metodologias híbridas (presenciais e online), consultorias personalizadas, mentorias contínuas e estratégias de comercialização por meio de redes sociais e catálogos digitais. As ações contemplam ainda formação em gestão, branding, precificação e storytelling, incentivando a criação de um hub de economia criativa indígena no território.