Os alvos da Operação Natal Antecipado, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), já foram identificados. A ação teve como foco membros de facções suspeitos de comandar o tráfico de drogas no Mato Grosso, especialmente na região norte do estado. A operação ocorreu nesta quarta-feira (25) com o cumprimento de 17 mandados de prisão preventiva, 16 mandados de busca e apreensão e o bloqueio de bens dos investigados.
As diligências foram realizadas simultaneamente nas cidades de Feliz Natal e Cuiabá, incluindo a Penitenciária Central do Estado (PCE). A investigação, conduzida pela unidade do Gaeco em Sinop, identificou um núcleo criminoso com atuação coordenada na distribuição de entorpecentes no Norte do estado.
Para desarticular a estrutura financeira da organização, a Justiça também autorizou o sequestro de bens e valores pertencentes aos envolvidos. O objetivo é enfraquecer o poder econômico do grupo criminoso. A Polícia Militar, por meio do 3º Comando Regional, deu apoio operacional às ações, reforçando a integração entre as forças de segurança no combate ao crime organizado.
Com a Operação Natal Antecipado, o Ministério Público do Estado reafirma seu compromisso com o enfrentamento às organizações criminosas, agindo de forma estratégica para a garantia da ordem pública e da segurança da população.