A população de Lucas do Rio Verde será beneficiada com a chegada de um novo perito médico federal para atuar na Agência da Previdência Social (APS) do município. O nome do profissional será definido nos próximos dias, após a etapa de escolha dos locais de trabalho pelos aprovados no concurso público realizado para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O resultado do certame foi publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, 23 de junho, com a homologação de 768 candidatos classificados. Desses, 250 foram aprovados dentro do número de vagas para atuação imediata em diversas regiões do país, incluindo 12 novas vagas destinadas ao estado de Mato Grosso. A cidade de Lucas do Rio Verde figura entre os municípios contemplados, com a previsão de lotação de um novo perito, reforçando o atendimento local.
A alocação dos profissionais considerou critérios como tempo médio de espera por perícia médica e relevância estratégica de cada unidade. Com o reforço, a capacidade operacional da perícia médica em Mato Grosso deve aumentar em 36,36%, contribuindo para a redução de filas e agilização dos atendimentos, especialmente em cidades com alta demanda como Lucas.
Segundo o cronograma do Ministério da Previdência Social, os aprovados têm cinco dias para indicar, em ordem de preferência, as cidades onde desejam atuar. A lotação será definida com base na classificação no concurso. Após essa etapa, ocorrerá a nomeação oficial e a posse dos novos servidores, que passarão por um período de treinamento e devem começar a atuar até 15 de agosto.
O ministro da Previdência, Wolney Queiroz, ressaltou a importância da recomposição do quadro de peritos médicos. “Os novos peritos irão trabalhar onde a população mais precisa, reduzindo a espera pela perícia médica. A presença desses profissionais nas agências é fundamental para garantir um atendimento digno e célere aos segurados”, afirmou.
O concurso para perito médico federal não era realizado há quase 15 anos. Nesta primeira etapa, 250 profissionais serão empossados. Contudo, o governo federal já anunciou que deverá nomear, em breve, outros 250 candidatos do cadastro reserva, totalizando 500 novos peritos para o INSS.
Lucas do Rio Verde, junto com municípios como Cáceres, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra, faz parte da nova etapa de fortalecimento da rede de atendimento da Previdência Social em Mato Grosso.