O Governo de Mato Grosso está com inscrições abertas até 30 de junho para a 2ª edição do edital MT Preservar, que vai financiar a recuperação de bens imóveis tombados no estado. A iniciativa, conduzida pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), destina R$ 3 milhões para contemplar 10 projetos, com valores de até R$ 300 mil cada.
O objetivo é preservar e restaurar o patrimônio histórico e cultural mato-grossense. As propostas podem abranger desde recuperação de fachadas, coberturas e estruturas, até adequações para normas sanitárias e de acessibilidade. Estão incluídos serviços como instalação elétrica, combate a incêndios, conservação de pisos, forros, esquadrias e retrofit.
Além das obras, os recursos permitem a contratação de equipes técnicas, aquisição de materiais administrativos, elaboração de laudos técnicos e compra de materiais de construção e acabamento, conforme especificado no edital.
Podem participar pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, que sejam responsáveis por imóveis tombados nos âmbitos municipal, estadual ou federal. A seleção prioriza projetos em risco de perda dos imóveis, que recebem maior pontuação na análise técnica.
A inscrição é feita exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento do formulário online e envio dos documentos obrigatórios, que estão disponíveis no site oficial da Secel.
De acordo com o secretário adjunto de Cultura da Secel, Jan Moura, na primeira edição, o MT Preservar viabilizou a recuperação de dezenas de edificações em diversas regiões do estado. “Agora, mais bens culturais poderão ser preservados, mantendo viva a história do povo mato-grossense”, ressalta.
Serviço
Edital MT Preservar – 2ª edição
Inscrições: até 30 de junho de 2025
Acesso ao edital e anexos: site da Secel