Ariranhas sambam para marcar território e viralizam com trilha sonora de samba em parque de MT

Comportamento inusitado das "onças d’água" foi registrado por guia turístico no Parque Estadual Encontro das Águas, em Poconé (MT), e encantou a web com passinhos sincronizados ao som de Almir Guineto

Fonte: CenarioMT

Comportamento inusitado das "onças d’água" foi registrado por guia turístico no Parque Estadual Encontro das Águas, em Poconé (MT), e encantou a web com passinhos sincronizados ao som de Almir Guineto
Foto: reprodução (@Ailton Lara)

No coração do Pantanal mato-grossense, uma cena digna de escola de samba fez sucesso nas redes sociais. Um grupo de ariranhas foi flagrado “sambando” enquanto marcava território na região de Corixo Negro, no Parque Estadual Encontro das Águas, entre Poconé (MT).

O registro foi feito na sexta-feira (20) pelo guia de turismo e gestor ambiental Ailton Lara, durante um passeio com turistas de Niterói (RJ).

[Continua depois da Publicidade]

Samba do Pantanal: Ariranhas viram sensação na web com dancinha para marcar território

Bicho que samba: Ariranhas “dançam” no Parque Encontro das Águas e encantam turistas

Com passos firmes e movimentos ritmados, as ariranhas pisoteiam a terra como se estivessem ensaiando para o próximo carnaval pantaneiro. Para tornar a cena ainda mais icônica, Ailton compartilhou o vídeo nas redes sociais com a trilha sonora da música “Conselho”, interpretada pelo grupo Samba de Raiz. Resultado? Sucesso instantâneo.

[Continua depois da Publicidade]

“É assim que elas marcam o território. Elas cavam, esfregam as patas, pisam forte… parece um verdadeiro passinho!”, comentou Ailton ao Grupo Queridinhas. Segundo ele, o comportamento é uma maneira de reforçar que aquele pedaço da natureza tem dono — no caso, elas mesmas, as carismáticas e protetoras ariranhas.

Conhecidas como “onças-d’água” por seu comportamento territorial e força impressionante, as ariranhas são espécies típicas do Pantanal e chamam atenção não só pelo porte atlético, mas também pela organização em grupos e inteligência social. Agora, pelo visto, também são ótimas dançarinas.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Reporter e editor do CenárioMT, possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso. Cargo: Repórter, DRT: 0001686-MT