Defesa Civil de Mato Grosso compartilha experiência na gestão de desastres com cinco estados

Gestores de cinco estados conheceram as tecnologias e estratégias adotadas pela Defesa Civil de Mato Grosso no monitoramento e prevenção de desastres.

Fonte: CenárioMT

Defesa Civil de Mato Grosso compartilha experiência na gestão de desastres com cinco estados
Foto: Defesa Civil

A Defesa Civil de Mato Grosso apresentou sua estrutura e tecnologias de gestão de desastres para representantes dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, São Paulo e Maranhão. O encontro ocorreu nesta quarta-feira (18), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

Durante a visita, os gestores conheceram a sala de situação, onde é realizado o monitoramento em tempo real das condições climáticas e das áreas de risco. Além disso, foi detalhado como a instituição auxilia os municípios no mapeamento de áreas vulneráveis e na elaboração de planos de contingência.

[Continua depois da Publicidade]

“Viemos conhecer as soluções tecnológicas e os procedimentos adotados aqui. Encontramos muitas boas práticas que pretendemos implementar no Espírito Santo. Queremos seguir o caminho que Mato Grosso vem trilhando”, destacou o coronel BM Benício Ferrari Júnior, coordenador da Defesa Civil do Espírito Santo.

Entre os destaques apresentados, está o programa Vigia Mais MT, implantado em 2023, que reforça a segurança pública por meio do videomonitoramento. De acordo com o superintendente de Proteção e Defesa Civil estadual, tenente-coronel BM Luís Cláudio Pereira da Cruz, a ferramenta é fundamental no apoio ao monitoramento e gestão de desastres, estando presente em 126 cidades com mais de 13 mil câmeras instaladas.

[Continua depois da Publicidade]

Outro ponto relevante foi a demonstração do trabalho integrado com outras secretarias estaduais nas ações de prevenção, preparação, mitigação, resposta e recuperação. Foi apresentado também o planejamento para a temporada de incêndios, incluindo a locação de aeronaves agrícolas gerenciadas pela Defesa Civil para combate aéreo.

O Governo de Mato Grosso está investindo mais de R$ 125 milhões este ano no combate ao desmatamento ilegal e aos incêndios florestais.

“Nos chamou atenção a estrutura montada, o apoio de aeronaves, o pessoal qualificado e, principalmente, a integração entre os órgãos. É um sistema que funciona e que faz a diferença na redução de desastres”, afirmou o coronel BM Fernando Raimundo Schunig, coordenador da Defesa Civil do Paraná.

Os participantes também conheceram um protótipo da ferramenta Geodados, que reunirá dados de diferentes órgãos em uma única plataforma para melhorar a gestão de riscos no estado.

O encontro foi uma oportunidade para troca de experiências entre os estados. “Saimos daqui com a sensação de dever cumprido e com várias informações que vão agregar muito ao nosso sistema de Defesa Civil no Maranhão”, comentou o coronel BM Sandro Amorim, coordenador da Defesa Civil do Maranhão.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo e entusiasta de jogos e tecnologia, trabalha como redator no CenárioMT, é analista de TI e game designer no tempo livre.