Polícia desmascara feminicídio e prende suspeito que tentou simular suicídio em Mato Grosso

Investigação da Polícia Civil e perícia comprovam que mulher foi assassinada, descartando hipótese de suicídio.

Fonte: CenárioMT

Polícia desmascara feminicídio e prende suspeito que tentou simular suicídio em Sinop
Polícia desmascara feminicídio e prende suspeito que tentou simular suicídio em Sinop - Foto: PJC

A Polícia Civil de Mato Grosso, em ação conjunta com a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), esclareceu um caso de feminicídio ocorrido na tarde da última segunda-feira (16) em Sinop. O autor do crime, marido da vítima, foi preso em flagrante após tentar simular que ela havia cometido suicídio.

O suspeito, de 44 anos, apresentou versões contraditórias, incluindo a alegação de que sua esposa havia tirado a própria vida. No entanto, a análise pericial e o trabalho de investigação descartaram completamente essa possibilidade.

[Continua depois da Publicidade]

Janaína Carla Portela Santi, de 43 anos, foi morta com um disparo de arma de fogo na cabeça, dentro da residência do casal, localizada no bairro Delta. De acordo com o relato inicial do suspeito, após uma discussão, a vítima teria pego uma arma e efetuado vários disparos contra ele, atingindo uma de suas pernas, e depois teria cometido suicídio.

Ao chegar no local, os policiais civis perceberam inconsistências nas versões e acionaram imediatamente a Politec e o Instituto Médico Legal (IML). As duas narrativas do suspeito, uma de que a esposa tomou sua arma e outra de que pegou a pistola que estava no sofá, não se sustentaram diante da análise técnica.

[Continua depois da Publicidade]

O laudo da necrópsia foi decisivo: os peritos constataram que o disparo foi feito à distância, afastando qualquer indício de tiro encostado, característico de suicídio. Isso confirmou que Janaína não efetuou o disparo contra si mesma.

“Mesmo ele negando os fatos e insistindo na versão de suicídio, ficou evidente que se tratava de um feminicídio, considerando que no local estavam apenas ele e a vítima”, destacou o delegado Ugo Reck de Mendonça, responsável pela investigação.

Diante das evidências, o suspeito foi autuado em flagrante por feminicídio, crime cometido mediante uso de arma de fogo e com recurso que impossibilitou a defesa da vítima. Após o procedimento, ele foi colocado à disposição da Justiça.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo apaixonado por jogos, tecnologia e notícias regionais, atua como redator no portal CenárioMT, onde produz matérias voltadas aos acontecimentos de Mato Grosso e região. Além disso, também é analista de TI e dedica parte do seu tempo livre ao desenvolvimento de jogos (game design), unindo criatividade e conhecimento técnico em seus projetos.