O Governo de Mato Grosso está prestes a formalizar uma importante parceria internacional com a Organização Mundial de Cidades Inteligentes e Sustentáveis (WeGO), ligada ao governo metropolitano de Seul, na Coreia do Sul. O objetivo é implantar um projeto piloto de Smart Cities em 10 municípios mato-grossenses, visando torná-los mais acessíveis e eficientes.
A agenda de negociações ocorreu na manhã desta segunda-feira (16 de junho), na sede do governo de Seul. A visita teve como propósito conhecer as soluções tecnológicas já implementadas na capital sul-coreana, que resolveram desafios como mobilidade urbana, gerenciamento de turismo e integração de sistemas.
Inovação para melhorar serviços públicos de Mato Grosso
O governador Mauro Mendes destacou a importância da iniciativa. “Demos início na proposta para fechar uma parceria com a WeGO para implantar soluções tecnológicas e de inovação em 10 cidades do estado. Nosso objetivo é utilizar a experiência deles para tornar nossas cidades mais sustentáveis, melhorando os serviços públicos, resolvendo problemas para quem vive nas cidades e quem as visita”, afirmou o governador.
O secretário-geral da WeGO, Atty Jeong-Kee Kim, demonstrou receptividade à parceria, afirmando que seria “um prazer tê-los como membros da plataforma de gestão e expertise”.
A WeGO é uma associação internacional que congrega governos locais, provedores de soluções tecnológicas inteligentes e instituições dedicadas à transformação urbana. Seu trabalho se dá por meio da facilitação de parcerias público-privadas (PPPs), com foco na melhoria da qualidade de vida da população, na inovação da prestação de serviços públicos e no fortalecimento da competitividade regional. Atualmente, a organização conta com 164 governos locais membros em todo o mundo, sendo Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP) as únicas cidades brasileiras a fazerem parte do grupo até então.
Participaram da reunião em Seul os deputados Beto Dois a Um e Ondanir Bortolini (Nininho), além dos secretários de estado Rogério Gallo (Fazenda), César Roveri (Segurança), Laice Souza (Comunicação) e Basílio Bezerra (Planejamento). Também estiveram presentes o promotor do Tribunal de Contas do Estado, Alisson Alencar, e representantes da Embaixada do Brasil na Coreia.