Sexta-feira 13 é uma das datas mais misteriosas e assustadoras do calendário. 13 de junho caiu na sexta-feira. Toda vez que vem, milhões de pessoas se sentem ansiosas e preferem não correr riscos: não voam de férias, não fazem acordos, não fazem reuniões importantes.
Por que sexta-feira 13 é um dia terrível?
Acredita-se que a sexta-feira 13 é um dia de infortúnios, fracassos e incidentes místicos. Esse medo está enraizado na antiguidade:
O número 13 há muito simboliza a violação da harmonia (afinal, depois do número “perfeito” 12, tudo parece supérfluo e instável);
Na tradição cristã, o 13o participante da Última Ceia era Judas, o traidor de Jesus;
E sexta-feira é considerada o dia da crucificação de Cristo – daí sua má reputação.
A coincidência desses dois símbolos é considerada particularmente desfavorável, o que deu origem a inúmeras superstições e medos.
Qual é o significado de sexta-feira 13?
Os psicólogos chamam isso de “triskaidekafobia” – medo do número 13. Este dia se tornou um símbolo de tudo o que pode dar errado.
Um fato interessante: muitos hotéis não têm o 13o andar, e as companhias aéreas geralmente evitam o 13o fila nos aviões – precisamente por causa dos medos em massa associados a esta data.
O que não pode ser feito na sexta-feira 13?
De acordo com sinais e superstições, na sexta-feira 13 você não pode:
- Assine documentos importantes ou inicie novos casos;
- Fazer uma longa jornada;
- Faça compras caras;
- Realizar operações e intervenções médicas;
- Para marcar casamentos, mudanças ou reuniões importantes.
Também neste dia não é recomendado compartilhar planos, brigar, pedir dinheiro emprestado ou cortar unhas – acreditava-se que tudo isso poderia atrair problemas.