Nove pessoas são monitoradas após contato com aves infectadas com gripe aviária em Mato Grosso

As amostras de todos os envolvidos foram coletadas e enviadas para um laboratório em São Paulo. Os resultados definirão se houve ou não contaminação em humanos.

Fonte: CENÁRIOMT

Nove pessoas são monitoradas após contato com aves infectadas com gripe aviária em Mato Grosso (Foto: Reprodução)

A cidade de Campinápolis, Mato Grosso, está em alerta máximo. Após a confirmação de casos de gripe aviária (Influenza H5N1) em aves, as autoridades de saúde estão monitorando de perto 9 pessoas que tiveram contato com os animais infectados. Dois desses indivíduos já são considerados casos suspeitos.

As amostras de todos os envolvidos foram coletadas e enviadas para um laboratório em São Paulo. Os resultados definirão se houve ou não contaminação em humanos.

[Continua depois da Publicidade]

A coordenadora de Vigilância Sanitária de Campinápolis, Suelen Cequinel, reforça a importância da higiene rigorosa e do cozimento completo dos alimentos, pois o calor inativa o vírus. Ela explicou que a Vigilância Epidemiológica, junto com o Estado, já iniciou o protocolo de investigação, manejo clínico e coleta de amostras.

“No momento, temos 9 pessoas em monitoramento, pois foram expostas de forma direta ou indireta, duas delas como casos suspeitos. Já foi iniciado protocolo, manejo clínico, notificação, tratamento, coleta de amostra e, assim que chegar o resultado, os casos serão classificados como confirmados ou não”, informou.

Estado de emergência em Mato Grosso

Em resposta à detecção do vírus, o governador em exercício, Otaviano Pivetta, assinou um decreto de emergência zoossanitária em Mato Grosso por 90 dias. Essa medida, que começou a valer na terça-feira (10 de junho), permite que o governo tome ações mais rápidas e realize compras emergenciais para conter a doença. O prazo pode ser prorrogado, e o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT) poderá emitir normas complementares.

[Continua depois da Publicidade]

Técnicos do Indea já estão em Campinápolis, realizando o monitoramento, rastreamento no entorno da área afetada e a desinfecção. É fundamental saber que o consumo de carne de frango não é considerado de risco para a saúde humana neste contexto.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.