Preços da tilápia se mantêm estáveis em maio, mas exportações recuam

Fonte: CenarioMT

tilapia exportacoes
A tilápia se manteve na liderança da espécie mais exportada (Foto: Jefferson Christofoletti)

Os preços médios da tilápia, tanto viva quanto no gelo, apresentaram estabilidade ao longo de maio nas principais regiões produtoras acompanhadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). De acordo com o levantamento, o mercado foi sustentado no início do mês pela demanda ainda aquecida, influenciada pelo período pós-Quaresma. No entanto, com o avanço das semanas e a queda nas temperaturas, o consumo foi gradualmente reduzido, o que limitou novas valorizações.

A menor procura interna, impulsionada pelo clima mais frio, é um comportamento sazonal que já era esperado por analistas do setor. Ainda assim, a manutenção dos preços é considerada positiva pelos produtores, já que indica certa resiliência da cadeia diante de um cenário de menor consumo.

No mercado externo, os números de maio apontam retração nos embarques, embora os volumes permaneçam em patamares elevados. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) analisados pelo Cepea, o Brasil exportou 1.420 toneladas de tilápia no mês, queda de 7,4% em comparação com abril. Apesar do recuo mensal, o volume ainda é 2,2% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.

A tilápia segue como a principal espécie de pescado exportada pelo Brasil e sua competitividade no cenário internacional tem sido impulsionada por investimentos em qualidade, processamento e logística. Especialistas avaliam que o ritmo das exportações pode ganhar novo fôlego a depender da retomada da demanda em mercados-alvo e da estabilidade do dólar.