Azul cancela voos de Cuiabá para seis capitais a partir de julho

Essas decisões, segundo a COA, são resultado de ajustes estratégicos operacionais e comerciais das empresas.

Fonte: CENÁRIOMT

Mato Grosso sanciona lei que suspende incentivos fiscais à Azul após cancelamento de rotas

Passageiros que dependem dos voos da Azul Linhas Aéreas Brasileiras saindo de Cuiabá terão que buscar novas alternativas. A companhia aérea confirmou o cancelamento de suas rotas diretas da capital mato-grossense para seis cidades brasileiras: Alta Floresta (MT), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Brasília (DF) e Maceió (AL). A mudança entra em vigor a partir de 1º de julho.

A Centro-Oeste Airports (COA), concessionária que administra os quatro aeroportos de Mato Grosso, incluindo o Marechal Rondon em Cuiabá, esclareceu que a definição das rotas e horários é de responsabilidade exclusiva das companhias aéreas.

[Continua depois da Publicidade]

Essas decisões, segundo a COA, são resultado de ajustes estratégicos operacionais e comerciais das empresas.

Reestruturação financeira da Azul por trás dos cortes

O motivo por trás desses cortes é a situação financeira da Azul Linhas Aéreas. A empresa entrou em Recuperação Judicial nos Estados Unidos, utilizando o mecanismo legal conhecido como Chapter 11. Esse processo oferece proteção contra credores e permite que a companhia reestruture suas dívidas e reorganize suas operações.10

[Continua depois da Publicidade]

O pedido de recuperação judicial foi motivado pelo alto endividamento da Azul, que atingiu R$ 31,35 bilhões no primeiro trimestre de 2025. Esse valor representa um aumento de 50,3% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Diante desse cenário, a empresa busca “enxugar a frota” e, consequentemente, cancelar rotas para tentar reequilibrar suas finanças.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.