Sedec apresenta plataforma aérea com dados detalhados sobre turismo

Nova ferramenta lançada na FIT Pantanal permite acesso a informações estratégicas sobre voos e perfil dos turistas que chegam ao estado.

Fonte: CenárioMT

Sedec apresenta plataforma aérea com dados detalhados sobre turismo
Sedec apresenta plataforma aérea com dados detalhados sobre turismo - Foto: Assessoria Sedec

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) lançou nesta quinta-feira (5), durante a Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal 2025), a Plataforma de Dados do Setor Aéreo, integrada ao Observatório de Desenvolvimento. A nova ferramenta oferece acesso a dados detalhados sobre a movimentação de passageiros, incluindo número de bilhetes vendidos, preços médios das passagens e permanência dos turistas, com filtros por data, origem e destino.

Entre janeiro e março de 2025, foram emitidos 351.881 bilhetes aéreos com destino a Mato Grosso, sendo que 74% dos viajantes são turistas. O levantamento mostra que as passagens foram compradas, em média, 49 dias antes da viagem. Os turistas estrangeiros pagaram cerca de 807 dólares pelas passagens de ida e volta, enquanto os nacionais desembolsaram aproximadamente 698 dólares. O tempo médio de permanência no estado é de 8 dias, com destaque para visitantes vindos dos Estados Unidos, Portugal, França, Espanha, Argentina e Itália.

[Continua depois da Publicidade]

As principais origens dos voos domésticos são São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Durante a apresentação, a coordenadora de Pesquisa e Planejamento da Sedec, Gláucia Regina da Silva, destacou que o objetivo da plataforma é monitorar e atualizar os dados do setor aéreo, subsidiando a formulação de políticas públicas e estratégias para o desenvolvimento regional.

[Continua depois da Publicidade]

O analista de desenvolvimento econômico Mamede Roder Neto reforçou a importância da ferramenta para o setor: “Essa é uma ferramenta para todo o trade turístico do estado, todas as secretarias municipais do interior, agências de viagem, guias de turismo, restaurantes. A ideia é que o pessoal utilize ao máximo. Quanto mais informação o empreendedor tiver, melhor”.

Os dados são fornecidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e pela Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA).

Rayane Ruas, diretora da Sprint Dados, empresa responsável pelo desenvolvimento da plataforma, participou remotamente do lançamento. Segundo ela, o sistema foi pensado para ser intuitivo e acessível a gestores, secretários, técnicos e empreendedores do setor de turismo.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo e entusiasta de jogos e tecnologia, trabalha como redator no CenárioMT, é analista de TI e game designer no tempo livre.