A Polícia Civil deflagrou nesta sexta-feira (6), a segunda fase da Operação Karkinos para desmantelar um esquema de distribuição de drogas ligado a uma facção criminosa em Mato Grosso. A ação teve como foco o município de Campos de Júlio, com cumprimento de 10 mandados de busca e apreensão.
As ordens judiciais foram expedidas pela 4ª Vara Criminal da Comarca de Cáceres, com base nos desdobramentos das investigações conduzidas pela Delegacia de Campos de Júlio. Os mandados foram cumpridos nas cidades de Campos de Júlio, Campo Novo dos Parecis e Cuiabá.
Durante a operação, duas pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas e associação com facção criminosa. Foram apreendidos entorpecentes, balanças de precisão, celulares e anotações sobre a contabilidade do tráfico.
Na casa de uma das companheiras de membros da facção, foram encontradas drogas ilícitas, evidenciando a participação ativa de mulheres no esquema criminoso. Segundo as investigações, residências femininas eram utilizadas como pontos de guarda e movimentação dos entorpecentes, estratégia adotada para evitar suspeitas e dificultar a ação policial.
A Operação Karkinos é coordenada pela Delegacia de Campos de Júlio e contou com apoio das Delegacias de Campo Novo dos Parecis e da Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc). A primeira fase da ação, realizada em 2024, já havia resultado na prisão de lideranças locais e coleta de provas documentais.
De acordo com o delegado Mateus Almeida Oliveira Reiners, o material apreendido até o momento foi essencial para demonstrar a estrutura da rede, que contava com mais de 20 integrantes. As comunicações via WhatsApp confirmaram a articulação logística do grupo, que recrutava mulheres e adolescentes para o transporte e armazenamento das drogas.
“A operação é resultado de um trabalho contínuo e articulado da Polícia Civil. Esta fase revela como a organização criminosa tem apostado na menor vulnerabilidade penal de mulheres e adolescentes para manter suas atividades”, afirmou o delegado.
As investigações continuam, com análise de materiais apreendidos e identificação de outros envolvidos. A ação faz parte do programa estadual de combate às facções criminosas, promovido pelo Governo de Mato Grosso. Em 2025, mais de 12 integrantes de facções já foram presos em Campo Novo dos Parecis.