Governo de MT cria Prêmio Anual de Jornalismo para valorizar a imprensa

Premiação deve reconhecer profissionais que destacam os três poderes em conteúdos sobre o estado. Primeira edição homenageará Ademar Andreola.

Fonte: CenárioMT

Governo de MT cria Prêmio Anual de Jornalismo para valorizar a imprensa
Governo de MT cria Prêmio Anual de Jornalismo para valorizar a imprensa - Foto: Secom

Mato Grosso contará com uma nova iniciativa voltada ao reconhecimento da imprensa. O governador Mauro Mendes anunciou, ao lado da secretária de Estado de Comunicação, Laice Souza, a criação do Prêmio Anual de Jornalismo do Governo de MT. A proposta ainda precisa ser aprovada pela Assembleia Legislativa.

O objetivo é incentivar e valorizar a produção jornalística de qualidade sobre o estado, considerando reportagens que envolvam os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A primeira edição da premiação será uma homenagem ao jornalista Ademar Andreola, falecido em 2023.

[Continua depois da Publicidade]

“A boa comunicação precisa ser reinventada e requalificada todos os dias. Esse prêmio é um incentivo à criatividade e à excelência dos profissionais”, afirmou o governador. Já a secretária Laice Souza destacou que o prêmio reconhece conteúdos comprometidos com a verdade e que contribuem para o desenvolvimento social do estado.

O prêmio será dividido em cinco categorias:

[Continua depois da Publicidade]
  • Jornal impresso: reportagens em texto publicadas em jornais e revistas;
  • Internet: reportagens veiculadas em sites de notícias;
  • Vídeo: conteúdos transmitidos por canais de TV ou plataformas digitais, incluindo podcasts em vídeo;
  • Áudio: reportagens em rádio e episódios de podcast publicados em streamings;
  • Fotografia: melhor imagem ou série fotográfica em veículos impressos ou digitais.

As regras para participação e os valores da premiação serão definidos em edital após a aprovação legislativa.

A homenagem da primeira edição recai sobre Ademar Andreola, que teve uma longa trajetória na imprensa local e atuou como assessor de comunicação na Secretaria de Fazenda de 2017 a 2023. “A homenagem é merecida pelo destaque que teve e por toda contribuição ao bom jornalismo que sempre executou em Mato Grosso”, disse Laice Souza.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo apaixonado por jogos, tecnologia e notícias regionais, atua como redator no portal CenárioMT, onde produz matérias voltadas aos acontecimentos de Mato Grosso e região. Além disso, também é analista de TI e dedica parte do seu tempo livre ao desenvolvimento de jogos (game design), unindo criatividade e conhecimento técnico em seus projetos.