Polícia Militar realiza blitz educativa em MT pelo Dia do Meio Ambiente

A ação foi promovida em Cuiabá com distribuição de mudas frutíferas e atividades de conscientização ambiental.

Fonte: CenárioMT

Polícia Militar realiza blitz educativa em MT pelo Dia do Meio Ambiente
Polícia Militar realiza blitz educativa em MT pelo Dia do Meio Ambiente - Foto: PM

O Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) realizou na manhã desta segunda-feira (2) uma blitz educativa em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia.

A ação ocorreu na Avenida Beira Rio, em Mato Grosso, na capital Cuiabá, e contou com a distribuição gratuita de mudas frutíferas como ingá, pitomba e pitanga, espécies típicas do cerrado mato-grossense.

De acordo com o comandante da unidade, tenente-coronel Fagner Augusto do Nascimento, o objetivo da blitz é conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental. “Os policiais realizam essa campanha durante a semana do Dia Mundial do Meio Ambiente para alertar a população e estimular a reflexão”, explicou.

Moradores que passaram pelo local elogiaram a iniciativa. A gerente comercial Andreia Monteiro agradeceu a muda de ingá recebida. “Essa é uma ação muito bacana. Vou plantar no quintal e, no futuro, ter uma boa sombra”, disse. Já o vendedor Daniel Guimarães ressaltou o caráter educativo da campanha. “É importante essa conscientização. Agora que sei da data, vou repassar o que aprendi para amigos e familiares”.

Além da blitz, o BPMPA também desenvolverá palestras e gincanas em escolas militares com foco em temáticas ambientais. “Queremos promover integração, troca de conhecimento e incentivar a preservação por meio de uma competição saudável”, acrescentou o comandante.

As ações não se limitam à capital. Segundo o tenente-coronel, as fiscalizações serão intensificadas em áreas rurais e fluviais por todo o Estado. “O policiamento ambiental seguirá firme com o programa Tolerância Zero contra crimes ambientais e invasões de terra”, concluiu.