Leite/Cepea: De forma atípica, preço ao produtor cai em abril

Fonte: Assessoria Cepea

Conab anuncia chamada pública para compra de R$100 milhões em leite - Foto: Marcelo Casal Jr./ Agência Brasil
Foto: Marcelo Casal Jr./ Agência Brasil

Pesquisa do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, mostra que o preço do leite captado em abril caiu 3,3%, chegando a R$ 2,7415/litro na “Média Brasil”. Ainda assim, o valor é 5,7% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, em termos reais (deflacionamento pelo IPCA de abril).

A queda nos preços ao produtor ocorre em momento atípico, mas é justificada pelo aumento da oferta e pelo enfraquecimento na demanda por lácteos na ponta final da cadeia. Levantamentos do Cepea realizados com o apoio da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) apontam que o ritmo das vendas dos derivados lácteos se desacelerou mais do que o esperado em abril – sobretudo no caso do queijo muçarela negociado entre laticínios e canais de distribuição paulistas, que resultou em desvalorização de 3% em abril.

[Continua depois da Publicidade]

Paralelo a isso, a oferta no campo seguiu firme, mesmo diante da proximidade do período de entressafra (primeiramente no Sul e, depois, no Sudeste e Centro-Oeste). O ICAP-L (Índice de Captação do Leite) subiu praticamente 3% de março para abril na “Média Brasil”, superando o crescimento registrado em anos anteriores em muitas bacias leiteiras. O aumento da oferta se explica pelo clima propício, pela boa qualidade de silagem e pelas melhores margens da atividade.

Apesar de os custos com alimentação seguirem persistentemente em alta, as variações neste ano têm sido mais baixas que em anos anteriores. E, mesmo que o poder de compra do pecuarista frente ao milho (relação de troca) esteja diminuindo mês a mês, os resultados do primeiro bimestre ainda foram melhores que os registrados nos últimos anos – favorecendo investimentos na atividade.

[Continua depois da Publicidade]

A oferta mais estável durante a entressafra, a dificuldade do consumo em acompanhar os reajustes do campo e a redução da rentabilidade industrial reforçam a expectativa dos agentes de mercado de comportamento atípico de preços ao produtor, com quedas no terceiro bimestre.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT