Embora o Xbox Game Pass não tenha parado de crescer desde a sua introdução em 2017, e que hoje é o melhor serviço de jogos da indústria, nem tudo que brilha é ouro. Esta semana, durante o relatório financeiro da Microsoft para o primeiro trimestre fiscal de 2023, foram comunicados alguns dados sobre o status atual da assinatura. Dados que, aliás, não são positivos para os de Redmond.
A Microsoft informou que, pelo segundo ano consecutivo, o Xbox Game Pass não atendeu às expectativas de crescimento. Para o ano fiscal de 2022, a empresa tinha como objetivo aumentar seu serviço — em termos de novos usuários inscritos — em 73%. No entanto, a porcentagem final ficou muito longe: 28%. Ou seja, menos da metade do que eles tinham em mente.
É sério? Bem, depende da perspectiva de onde você olha. Embora o Xbox Game Pass não tenha freado seu crescimento, não o fez no ritmo que a Microsoft pretende. O problema é que, quando grande parte da identidade da plataforma Xbox está se concentrando na proposta de valor dessa assinatura, o fato de não atender às expectativas financeiras nunca será uma boa notícia.
Acesse nosso Canal de Games no Whatsapp
Siga nosso canal de Games no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades, dicas, e conteúdos exclusivos sobre seus jogos favoritos. Clique agora e não perca nada!
Phil Spencer, diretor do Xbox, declarou (via Tom Warren) que esses números podem estar sendo apresentados porque já chegaram à maioria dos usuários que pretendem se inscrever no Xbox Game Pass. Felizmente, o cenário no PC é o oposto, já que o serviço teve um crescimento exponencial nesta plataforma.
“Estamos vendo um crescimento incrível no PC. No console, tenho visto uma desaceleração no crescimento, principalmente porque em algum momento você chegou a todos os usuários de console que querem se inscrever.”
Apesar de tudo isso, a Microsoft insiste que o Xbox Game Pass é lucrativo. Na verdade, representa aproximadamente 15% da receita total de sua divisão de videogames.
A Microsoft precisa de mais exclusivos AAA para impulsionar seu serviço

Identificar por que o Xbox Game Pass não está crescendo no ritmo desejado não tem muita ciência. Embora tenha um catálogo robusto de jogos, também é verdade que durante todo o ano de 2022 não recebeu um único título exclusivo AAA. Um que seja capaz de assumir a bandeira da plataforma e impulsionar por si só o número de assinantes.
A isso devemos acrescentar que o jogo que supostamente deveria segurar o Xbox por um longo tempo, Halo Infinite, está sendo gerenciado de forma lamentável pela 343 Industries. Ele falhou em sua tentativa de se tornar um jogo como serviço de referência da indústria. Sim, a Microsoft tem muitas propostas exclusivas em desenvolvimento como Starfield, Forza MotorSport 8, Fable e The Elder Scrolls 6, mas o público não abrirá a carteira para pagar promessas; mas para desfrutar de títulos já finalizados que podem ser jogados naquele momento. Esta semana, informamos que a Microsoft vê difícil manter os preços atuais nos consoles e serviços do Xbox. Algumas semanas atrás, aproveitando que a Sony relatou um aumento no custo do PS5 em quase todo o mundo, os de Redmond disseram que não estavam contemplando um movimento semelhante. O discurso, no entanto, mudou. “Mantivemos o preço do nosso console, mantivemos o preço dos jogos… e nossa assinatura. Acho que não podemos fazer isso para sempre. Acho que em algum momento teremos que aumentar alguns preços em certas coisas”, disse Phil Spencer. A boa notícia é que, se houver um aumento, não será antes da temporada de Natal. “Acho que em algum momento teremos que aumentar os preços de certas coisas, mas ao entrar nas férias [de fim de ano] pensamos que era importante manter os preços”, acrescentou. Se o aumento se concretizar, será interessante ver o quanto isso afeta o crescimento do Xbox Game Pass no próximo ano.
Xbox Game Pass, aguardando um possível aumento de preço