“Idoso Ativo e Feliz” completa dois anos com evento especial em Sorriso

Evento terá início a partir das 7h, com uma série de atividades e sorteios

Fonte: CENÁRIOMT

Violência contra idosos em Mato Grosso dispara com mais de 10 mil vítimas em três anos
Violência contra idosos em Mato Grosso dispara com mais de 10 mil vítimas em três anos

Lançado em maio de 2023, o programa “Idoso Ativo e Feliz” celebra dois anos de atividades dedicadas ao bem-estar da terceira idade em Sorriso. Para marcar a data, o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI) promoverá, neste sábado (31), uma programação especial focada em saúde, lazer e qualidade de vida.

O evento oferecerá diversas atividades, incluindo jogos, sorteios, dinâmicas em grupo, aferição da pressão arterial, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), imunização e avaliação de saúde bucal. Além disso, serão realizadas palestras sobre prevenção de quedas e longevidade, abordando cuidados de saúde para preservar a memória e a autonomia. Avaliações básicas de saúde e serviços que estimulam o cuidado preventivo também estarão disponíveis.

Foco na vulnerabilidade e longevidade saudável

Durante a ação, serão aplicados questionários para avaliar a vulnerabilidade física e cognitiva dos participantes. O objetivo é mapear o estado de saúde dos idosos, identificar fragilidades que demandem acompanhamento e orientar sobre práticas que ajudam a manter a autonomia, a mobilidade e a segurança no dia a dia.

As palestras e orientações sobre longevidade saudável, prevenção de doenças e cuidados com a mente e o corpo na terceira idade serão conduzidas pela Dra. Juliana Siqueira, especialista em saúde do idoso, e pelo Dr. Marcos Bebiase, especialista em saúde neurológica.

A iniciativa, desenvolvida pela Comissão de Integração de Ensino e Serviço (Cies) e Academia da Saúde da Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsa), conta com o apoio da equipe eMulti, da Secretaria de Assistência Social e de acadêmicos da Faculdade Anhanguera.

Sílvia Gehring, coordenadora do departamento de Educação em Saúde, celebra o sucesso do programa. “São dois anos trazendo ações preventivas e de integração aos idosos. Queremos que cada um se sinta valorizado, acolhido e consciente de que é possível envelhecer com saúde e alegria”, ressalta.