Operação desarticula esquema de furto de grãos em Mato Grosso

Polícia Civil investiga desvio de 100 toneladas de milho e cumpre dezenas de mandados em cidades de MT e Goiás.

Fonte: CenárioMT

Operação desarticula esquema de furto de grãos em Mato Grosso
Operação desarticula esquema de furto de grãos em Mato Grosso - Foto: PJC

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou na manhã desta quarta-feira (28) a operação Rota Final, com o objetivo de desmantelar um esquema de furto de grãos que resultou no desvio de 100 toneladas de milho de uma fazenda em Ribeirãozinho (MT).

A investigação, conduzida pela Delegacia de Torixoréu, apura crimes de associação criminosa, furto qualificado e falsificação de documentos. O esquema veio à tona após o desaparecimento das cargas em setembro de 2024, quando dois caminhões deixaram a fazenda sem seguir o protocolo de embarque e sem a emissão de notas fiscais.

Ao todo, foram expedidas 37 ordens judiciais: sete mandados de prisão, sete de busca e apreensão, sete quebras de sigilo telemático, duas suspensões de atividades empresariais, nove bloqueios de contas bancárias, três sequestros de veículos e dois pedidos de fiscalização à Secretaria de Fazenda (Sefaz).

As diligências ocorrem nos municípios de Nova Mutum, Nova Monte Verde, Cuiabá e Caiapônia (GO), com apoio de unidades da Polícia Civil de diferentes regiões e do estado vizinho de Goiás.

As apurações revelaram o envolvimento de funcionários da fazenda e transportadores. As cargas desviadas teriam sido descarregadas em uma empresa localizada no distrito industrial de Cuiabá. A polícia identificou documentos que comprovam recebimentos ilícitos e outros indícios que apontam para a participação de motoristas e veículos específicos.

Com base nas provas reunidas, o delegado Pablo Rigo representou pela prisão dos suspeitos e pela adoção das demais medidas judiciais. A operação continua em andamento com novas diligências para apurar o alcance total dos crimes e identificar todos os responsáveis.