Servidores da educação de Várzea Grande recebem reajuste salarial de 6,27%

De maneira histórica, a atual gestão abriu um canal de comunicação direto e permanente com a categoria, e começa – em menos de seis meses de trabalho – a corrigir antigas ausências do poder Executivo municipal

Fonte: CENÁRIOMT

Servidores da educacao de Varzea Grande recebem reajuste salarial de 627
Servidores da educação de Várzea Grande recebem reajuste salarial de 6,27%

Uma importante notícia para os profissionais da educação em Várzea Grande: a prefeita Flávia Moretti (PL) sancionou a Lei Complementar 5.404, que garante um reajuste salarial de 6,27% aos servidores da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. O aumento já será percebido na folha de pagamento deste mês de maio.

O projeto de lei foi assinado pela prefeita e pelo vice-prefeito, Tião da Zaeli, em uma solenidade no dia 23 de abril, com a presença do presidente da Câmara Municipal, Wanderley Cerqueira. A proposta foi protocolada no legislativo no dia 24.

A sanção da Lei Complementar consolida um canal de comunicação inédito e histórico entre a gestão municipal e o Sintep/VG (Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso – Subsede Várzea Grande). Desde março, representantes da categoria têm participado de reuniões com a nova administração, estabelecendo um diálogo aberto e permanente.

“Nós fizemos o compromisso não só com o sindicato durante a campanha eleitoral e também depois que assumimos. É fundamental valorizar esses servidores e profissionais que fazem o trabalho mais importante da sociedade. Além disso, esse projeto não é só para os professores, mas sim para toda a educação do Município”, afirmou a prefeita Flávia Moretti.

A prefeita também destacou que alguns professores estavam recebendo menos que o salário mínimo. “Estamos concedendo a recomposição a esses servidores que estavam recebendo valores abaixo do salário mínimo, que é o piso nacional. Estudamos a melhor forma de conceder este reajuste”, reforçou.

O vice-prefeito, Tião da Zaeli, frisou que a valorização da categoria é essencial e que este é apenas um primeiro passo. “De agora em diante, está estabelecido um canal de atendimento direto com a atual gestão.”

Para o secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, professor Cleiton Marino Santana, a sanção da lei reforça a importância que a gestão dispensa a todos os profissionais da educação em Várzea Grande. “Cada servidor da educação é fundamental para que possamos entregar um serviço de excelência e qualidade à comunidade escolar. Isso precisa ser reconhecido e, portanto, parabenizo a prefeita Flávia e o vice, Tião, por terem esse olhar para com nossos profissionais”, comemorou.

O presidente do Sintep/VG, Juscelino Dias de Moura, celebrou a abertura do diálogo com a nova gestão. “Vimos os avanços em demandas antigas, de vários anos e de várias gestões. A gestão Flávia-Tião está fazendo a diferença e este avanço é inédito em nosso Município. Estamos satisfeitos com essa postura de diálogo e acredito que iremos avançar também em outras pautas e demandas da categoria”, disse.

De acordo com a lei sancionada, os valores correspondentes ao reajuste retroativo de janeiro a abril serão parcelados de maio a outubro deste ano, conforme o cronograma estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, visando garantir a viabilidade financeira para o pagamento.