Circuito itinerante leva ciência e tecnologia a mais de mil pessoas em Mato Grosso

Durante a Semana de Extensão da Unemat, o Circuito Itinerante MT Ciências atraiu mais de 1.200 visitantes com planetário digital, kits de robótica e experiências imersivas em Barra do Bugres.

Fonte: CenárioMT

Circuito itinerante leva ciência e tecnologia a mais de mil pessoas em Mato Grosso
Circuito itinerante leva ciência e tecnologia a mais de mil pessoas em Mato Grosso - Foto: Ascom Seciteci

O Mato Grosso recebeu mais uma edição do Circuito Itinerante MT Ciências, promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), durante a Semana de Extensão da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Barra do Bugres. O evento, que ocorreu de 19 a 24 de maio, contou com a participação de mais de 1.200 visitantes.

O destaque ficou por conta de um planetário digital com projeção em 360°, kits de robótica e óculos de realidade virtual, que proporcionaram experiências imersivas e educativas. O circuito esteve presente durante todos os dias da programação, das 7h30 às 16h, e recebeu estudantes de escolas públicas e privadas, acadêmicos, professores e a comunidade local.

“É muito importante poder levar atrações que unem conhecimento científico e entretenimento, pois incentiva pessoas a adquirirem gosto por esse mundo”, afirmou o secretário da Seciteci, Allan Kardec, que acompanhou as atividades no município.

A Semana de Extensão da Unemat tem como objetivo fortalecer o vínculo entre universidade e sociedade, por meio de palestras, oficinas, apresentações culturais e debates. Segundo Marcos Natanael, coordenador de Popularização da Ciência da Seciteci, “para o MT Ciências é uma grande satisfação contribuir com este evento, conectando ciência de laboratório com o cotidiano das pessoas”.

Foram apresentadas quatro salas temáticas com 22 instalações interativas, abordando desde a biodiversidade de Mato Grosso até fenômenos ópticos e sonoros. O circuito também contou com atrações ao ar livre, oferecendo uma experiência educativa e lúdica.

Em 2024, o MT Ciências já percorreu 39 cidades e 124 escolas, totalizando 21.176 atendimentos. Em 2025, o projeto passou por municípios como Tangará da Serra, Confresa e Reserva do Cabaçal. Escolas, prefeituras e instituições interessadas em receber o circuito devem enviar ofício à Seciteci para solicitação.