Primavera do Leste avança em educação inclusiva com foco no autismo

O evento, conduzido pelo promotor Matheus Pavão de Oliveira, reuniu autoridades, profissionais da educação, famílias e membros da sociedade civil.

Fonte: CENÁRIOMT

Primavera do Leste avanca em educacao inclusiva com foco no autismo
Primavera do Leste avança em educação inclusiva com foco no autismo

Com apenas seis meses de gestão, a Prefeitura de Primavera do Leste já demonstra avanços significativos na construção de uma educação mais inclusiva para famílias atípicas.

O compromisso da administração com a inclusão de crianças com deficiência, especialmente as com Transtorno do Espectro Autista (TEA), foi reafirmado em audiência pública do Ministério Público de Mato Grosso na última terça-feira (20).

O evento, conduzido pelo promotor Matheus Pavão de Oliveira, reuniu autoridades, profissionais da educação, famílias e membros da sociedade civil.

Durante a audiência, a gestão municipal apresentou números que evidenciam os esforços recentes. Entre 2024 e 2025, o número de estudantes com deficiência matriculados na rede municipal subiu de 434 para 459, sendo 394 com diagnóstico de autismo.

O número de cuidadores também aumentou de 196 para 210, e as salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) foram ampliadas de 9 para 15. Além disso, a Prefeitura investirá na aquisição de tablets para alunos não verbais, na construção de salas multissensoriais para estudantes com autismo nível 3, na ampliação das turmas de AEE e na formação de uma comissão para elaborar a Lei do Autista no município.

Esses avanços representam um investimento direto de mais de R$ 10 milhões na pauta da inclusão em apenas seis meses, evidenciando o planejamento técnico e o compromisso da administração.

Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.