Com expectativa de safra robusta, preços do milho seguem em queda no mercado interno

Fonte: CenarioMT

Milho em Mato Grosso
Milho em Mato Grosso (Foto: Guilherme Viana)

As cotações do milho continuam em queda no Brasil, pressionadas por estimativas que indicam produção elevada tanto no cenário nacional quanto internacional. Segundo dados do Cepea, o Indicador ESALQ/BM&FBovespa (Campinas – SP) registrou o menor patamar nominal desde janeiro, refletindo a tendência de desvalorização do cereal.

No Brasil, o clima tem favorecido as lavouras da segunda safra, especialmente em regiões centrais do país, o que reforça as projeções otimistas quanto à produtividade. Já nos Estados Unidos, o ritmo acelerado da semeadura, aliado ao clima benéfico, também colabora para uma perspectiva global de maior oferta de milho.

[Continua depois da Publicidade]

Diante desse cenário, os compradores brasileiros adotam uma postura cautelosa, optando por se afastar temporariamente do mercado na expectativa de quedas adicionais nos preços para, assim, recomporem os estoques a custos mais baixos. Por outro lado, os vendedores tentam escoar os volumes remanescentes da safra 2023/24 e da atual safra verão 2024/25, diante de um mercado cada vez mais pressionado.

A combinação entre oferta elevada e retração da demanda sustenta o movimento de baixa nos preços e coloca em alerta produtores que precisam ajustar suas estratégias comerciais frente às incertezas do mercado.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT