Operação Codinome Fantasma combate crime organizado com prisões e apreensões em Sinop e outras cidades de MT

A ação policial cumpriu 94 ordens judiciais, incluindo mandados de prisão e de busca e apreensão, expedidas com base em investigações da Derf de Sinop.

Fonte: CENÁRIOMT

Operacao Codinome Fantasma combate crime organizado com prisoes e apreensoes em Sinop e outras cidades de MT
Operação Codinome Fantasma combate crime organizado com prisões e apreensões em Sinop e outras cidades de MT

Uma operação da Polícia Civil em Sinop resultou na desarticulação de uma facção criminosa que atuava no município. A ação, denominada Codinome Fantasma II e deflagrada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) local na última quinta-feira (15.5), cumpriu diversas ordens judiciais.

Durante a operação, foram apreendidas nove armas de fogo, centenas de munições e uma grande quantidade de drogas, incluindo maconha e cocaína. Ao todo, 37 pessoas foram presas: 28 em cumprimento de mandados de prisão e nove em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. A investigação também levou ao bloqueio de 12 contas bancárias ligadas aos suspeitos.

A ação policial cumpriu 94 ordens judiciais, incluindo mandados de prisão e de busca e apreensão, expedidas com base em investigações da Derf de Sinop. As apurações revelaram crimes como tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, venda ilegal de armas e a entrada de itens ilícitos em uma penitenciária da cidade. As ordens judiciais foram cumpridas em Sinop, Rondonópolis, Cuiabá e no estado de Santa Catarina.

Entre os alvos da operação estava um policial penal suspeito de envolvimento na entrada de telefones celulares na Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira (Ferrugem), em Sinop. A Secretaria de Estado de Justiça informou que sua Corregedoria Geral acompanhou o cumprimento dos mandados relacionados ao servidor e adotará as medidas cabíveis.

O delegado regional de Sinop destacou a continuidade do trabalho investigativo iniciado em 2024, que permitiu desarticular outros núcleos da organização criminosa. O secretário de Estado de Segurança Pública ressaltou o empenho da Polícia Civil no combate ao crime organizado em Mato Grosso, através de investigações e ações repressivas.