Mato Grosso realiza quarta captação de múltiplos órgãos em 2025, beneficiando cinco pacientes na fila de transplante

Foram captados dois rins, um fígado e duas córneas em procedimento realizado, na manhã desta quinta-feira (1), no Hospital Municipal da Capital

Fonte: CENÁRIOMT

Mato Grosso realiza quarta captação de múltiplos órgãos em 2025, beneficiando cinco pacientes na fila de transplante

A Central Estadual de Transplantes de Mato Grosso, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES), concretizou mais um ato de solidariedade na manhã desta quinta-feira (1º de maio), com a realização de um procedimento de captação de múltiplos órgãos e tecidos no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).

A ação possibilitou a coleta de dois rins, um fígado e duas córneas, órgãos e tecidos que trarão nova esperança e qualidade de vida para cinco pacientes que aguardam ansiosamente por um transplante em diferentes regiões do país.

[Continua depois da Publicidade]

A complexa operação contou com a expertise de uma equipe captadora proveniente do Mato Grosso do Sul, que se deslocou até Cuiabá com o apoio logístico de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). A cirurgia, iniciada às 8h, foi concluída por volta das 11h10, demonstrando a agilidade e coordenação dos profissionais envolvidos.

Esta representou a quarta captação de múltiplos órgãos realizada em Mato Grosso somente em 2025, evidenciando o crescente engajamento do estado na causa da doação. A última captação mediada pela Central Estadual ocorreu há apenas quinze dias, também na capital mato-grossense.

[Continua depois da Publicidade]

Ao longo de 2024, Mato Grosso contabilizou 13 captações de múltiplos órgãos, totalizando 22 rins, 10 fígados e 4 corações doados, números que refletem o potencial do estado em contribuir para o sistema nacional de transplantes.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, expressou seu reconhecimento à generosidade da família do doador. “Graças à solidariedade de uma família enlutada, será possível salvar cinco vidas. Isso é motivo de orgulho para o Sistema Único de Saúde (SUS), que é responsável por políticas universais como essa. Temos orgulho de dizer que, a cada dia, Mato Grosso é um estado que coopera para que essa rede de solidariedade aumente mais e mais”, afirmou o secretário.

A coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Anita Ricarda da Silva, ressaltou o investimento contínuo em capacitações para os profissionais de hospitais com potencial para notificar doações. “Trabalhamos incansavelmente em ações para conscientizar a sociedade e as equipes notificadoras, pois a doação de órgãos e tecidos só é possível com o apoio coletivo. A captação de múltiplos órgãos é uma operação complexa, que envolve muitos profissionais em prol da vida”, explicou a coordenadora.

A secretária adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi, parabenizou o comprometimento das equipes envolvidas e enalteceu o trabalho da Central Estadual de Transplantes de Mato Grosso. Ela também destacou a significativa retomada dos transplantes renais no estado. “O Estado de Mato Grosso não mede esforços para capacitar e conscientizar familiares e profissionais sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. Além de todo esse empenho, o Estado também retomou o serviço de transplante renal, que estava interrompido. Temos orgulho de possibilitar importantes avanços nesta área”, concluiu a secretária adjunta.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.