Construção da maior ponte de Mato Grosso supera 40% e conecta municípios isolados

Investimento de R$ 252,8 milhões inclui asfaltamento e outras pontes que integram a região Noroeste ao Norte do Estado

Fonte: CenárioMT

Construção da maior ponte de Mato Grosso supera 40% e conecta municípios isolados
Construção da maior ponte de Mato Grosso supera 40% e conecta municípios isolados - Foto: SinfraMT

A construção da maior ponte de concreto de Mato Grosso, com 1.360 metros de extensão sobre o rio Juruena, alcançou 43,91% de execução. A obra, que custa R$ 252,8 milhões, contempla também o asfaltamento de 59 km da MT-208 e a construção de três outras pontes no percurso.

A estrutura vai conectar os municípios de Cotriguaçu e Nova Bandeirantes pelo distrito de Japuranã, integrando a região Noroeste ao restante do Norte do Estado. Com a conclusão, será possível viajar entre Aripuanã, Colniza, Guarantã do Norte e a BR-163 utilizando apenas vias asfaltadas.

[Continua depois da Publicidade]

Atualmente, os trabalhos envolvem o lançamento de vigas, concretagem de lajes, perfuração de estacas e a movimentação de terra para a construção dos acessos nos dois lados da ponte.

A nova ponte eliminará a travessia por balsa, que hoje demora cerca de uma hora e enfrenta restrições durante a noite, além da espera por vagas, melhorando significativamente o transporte local.

[Continua depois da Publicidade]

Além da ponte principal, outras três pontes, com extensões de 50, 30 e 15 metros, estão em construção. A previsão de conclusão total do projeto é para 2026.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo apaixonado por jogos, tecnologia e notícias regionais, atua como redator no portal CenárioMT, onde produz matérias voltadas aos acontecimentos de Mato Grosso e região. Além disso, também é analista de TI e dedica parte do seu tempo livre ao desenvolvimento de jogos (game design), unindo criatividade e conhecimento técnico em seus projetos.