Mato Grosso realiza terceira captação de múltiplos órgãos em 2025

Este procedimento representa a terceira captação de múltiplos órgãos realizada em Mato Grosso somente em 2025

Fonte: CENÁRIOMT

Mato Grosso realiza terceira captação de múltiplos órgãos em 2025
Mato Grosso realiza terceira captação de múltiplos órgãos em 2025

A Central Estadual de Transplantes (CET), órgão da Secretaria de Estado de Saúde (SES-Mato Grosso), concretizou, na manhã desta terça-feira (15 de abril), mais um gesto de generosidade que transformará a vida de pacientes na fila de espera por um transplante. Uma complexa operação de captação de múltiplos órgãos e tecidos foi realizada no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).

Graças à ação coordenada, foram captados dois rins, um fígado e duas córneas, órgãos que beneficiarão diretamente cinco pessoas que aguardam ansiosamente por uma nova oportunidade de vida.

[Continua depois da Publicidade]

A equipe médica responsável pela captação deslocou-se do Espírito Santo com o apoio logístico de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), demonstrando a agilidade e a integração do sistema nacional de transplantes. A cirurgia teve início às 6h35 e foi concluída às 8h30.

Este procedimento representa a terceira captação de múltiplos órgãos realizada em Mato Grosso somente em 2025. Em 2024, o estado já havia contabilizado 13 captações, resultando em 22 rins, 10 fígados e 4 corações disponíveis para transplante.

[Continua depois da Publicidade]

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, enalteceu a solidariedade das famílias enlutadas e o empenho das equipes da Central Estadual de Transplantes. “Mato Grosso tem sido fundamental para salvar vidas em todo o país, graças à nobreza de famílias que, em um momento de dor, pensam no próximo, e ao trabalho incansável das nossas equipes da Central. Parabenizo a todos pelas três captações bem-sucedidas neste ano e pela dedicação que salva vidas”, declarou.

A coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Anita Ricarda da Silva, destacou o investimento contínuo em capacitações para os profissionais dos hospitais notificadores. “A Coordenadoria Estadual de Transplantes promove constantemente ações de sensibilização para profissionais de saúde e para a sociedade em geral, reforçando a importância da doação de órgãos e tecidos para transplantes”, explicou.

Já a secretária adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi, enfatizou o significativo trabalho de conscientização realizado junto aos profissionais e às famílias dos potenciais doadores, além da importante reativação do programa de transplante renal no estado. “Além de intensificar a conscientização sobre a doação, o Estado de Mato Grosso dedicou grandes esforços para restabelecer o transplante renal em nosso território. Graças ao comprometimento das equipes, já podemos oferecer novamente esse serviço essencial”, concluiu Fabiana.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.