Sorriso recebe certificação do Ministério do Turismo e avança na rota do turismo nacional

Fonte: CENÁRIOMT

Congresso Prefeitos do Agro discutirá políticas públicas, inovação e sustentabilidade no agronegócio
Congresso Prefeitos do Agro discutirá políticas públicas, inovação e sustentabilidade no agronegócio

Sorriso recebeu a certificação do Ministério do Turismo (MTur) na categoria B do Mapa do Turismo Brasileiro, destacando-se como destino turístico de relevância nacional.

A certificação do MTur é realizada bienalmente, avaliando critérios como desempenho econômico do turismo, infraestrutura de hospedagem, geração de empregos no setor, fluxo de visitantes e arrecadação de impostos relacionados ao turismo.

[Continua depois da Publicidade]

O Conselho Municipal de Turismo de Sorriso também foi certificado, evidenciando a organização e a efetividade das políticas públicas voltadas ao setor. Em reunião realizada em janeiro de 2025, foram discutidas estratégias para impulsionar o turismo local, como o monitoramento do fluxo turístico e a elaboração de um calendário de eventos.

De acordo com o Mapa do Turismo Nacional, o Brasil possui 353 regiões turísticas, que são compostas por 2.693 municípios. Mato Grosso, por sua vez, está inserido em 15 regiões turísticas, com um total de 62 municípios. Sorriso integra a região turística “Portal do Agronegócio”, que engloba cidades com grande potencial turístico e de desenvolvimento econômico.

[Continua depois da Publicidade]

Nelson Eduardo Pereira da Costa, secretário adjunto de Turismo de Sorriso, destaca a importância da certificação: “Atualmente, o nosso município está na categoria B da classificação do Mapa do Turismo, o que evidencia o nosso potencial turístico, um patamar alcançado por poucas cidades do país.”

A inclusão no Mapa do Turismo permite que Sorriso acesse recursos do Fundo Geral de Turismo (FUNGETUR), destinados ao financiamento de projetos que promovam o desenvolvimento do turismo. Esses recursos podem ser utilizados tanto pela iniciativa pública quanto a privada para aprimorar a infraestrutura turística, capacitar profissionais e realizar eventos.

É essencial que os profissionais do turismo se cadastrem no CADASTUR, sistema de cadastro de prestadores de serviços turísticos. O registro no CADASTUR confere legitimidade e visibilidade aos profissionais, além de ser requisito para acessar benefícios e participar de programas voltados ao setor. O cadastro pode ser feito na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Sorriso, localizada anexa ao Centro de Eventos Ari José Riedi, no bairro Rota do Sol.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.