Defesa Civil Nacional reconhece emergência em cidade de Mato Grosso

Fonte: CENÁRIOMT

Defesa Civil Nacional reconhece emergência em cidade de Mato Grosso
Defesa Civil Nacional reconhece emergência em cidade de Mato Grosso

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (07.02), a situação de emergência no município de Porto Alegre do Norte, em Mato Grosso, atingido por inundações. A portaria nº 359, publicada no Diário Oficial da União (DOU), oficializa o reconhecimento, permitindo que a prefeitura solicite recursos federais para ações de assistência à população afetada.

Com o reconhecimento, o município está autorizado a pedir verbas para a compra de itens essenciais, como cestas básicas, água mineral, kits de higiene pessoal, limpeza e dormitório, além de refeições para trabalhadores e voluntários envolvidos nas ações de resposta ao desastre.

[Continua depois da Publicidade]

Atualmente, Mato Grosso possui 130 reconhecimentos vigentes de situação de emergência ou calamidade pública, sendo a maioria (118) relacionados a incêndios florestais. Outros casos incluem chuvas intensas, inundações e estiagem.

Municípios com reconhecimento federal de situação de emergência ou calamidade pública podem solicitar recursos ao MIDR por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após a análise das metas e valores solicitados nos planos de trabalho, a Defesa Civil Nacional publica uma portaria no DOU com o valor a ser liberado. A Defesa Civil Nacional também oferece cursos a distância para capacitar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD. As formações são voltadas para profissionais de proteção e defesa civil das três esferas de governo. Interessados podem conferir a lista completa de cursos disponíveis no site oficial da Defesa Civil.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.