Concessões rodoviárias em Mato Grosso: mais tecnologia, menos filas e pedágios mais baratos

Fonte: CenárioMT

Concessões rodoviárias em Mato Grosso: mais tecnologia, menos filas e pedágios mais baratos
Concessões rodoviárias em Mato Grosso: mais tecnologia, menos filas e pedágios mais baratos Foto: Pixabay

Mato Grosso está dando um grande passo rumo à modernização de sua infraestrutura viária. Nesta quarta-feira (8), a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) apresentou aos deputados da Assembleia Legislativa o Programa de Concessões Rodoviárias 2023/2026, que prevê a concessão de 2.104 km de rodovias, com investimentos de R$ 8 bilhões.

Uma das novidades do programa é a adoção de novas tecnologias, como pedágios eletrônicos e o sistema de pesagem em movimento (HS-WIM), que permitirá aos veículos passar pelas praças de pedágio em alta velocidade, sem a necessidade de parar. Além disso, as empresas concessionárias serão responsáveis pela manutenção das rodovias por um período de 30 anos.

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“Estamos colocando essa primeira fase para leilão. Uma das grandes preocupações é justamente construir uma obra, deixá-la pronta, entregar para a concessão e cobrar valores, por exemplo, em torno de 12 a 14 reais. As empresas ainda vão concorrer em cima dessa tarifa. Ganha a concessão quem der o maior desconto”, explicou Caio Felipe Caminha de Albuquerque, secretário adjunto de Logística e Concessão.

O presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho, destacou a importância do programa para o desenvolvimento do estado.

“Uma das dúvidas era que o estado está arrumando as estradas agora para fazer a concessão. A Sinfra explicou que é para diminuir o custo do pedágio. A questão do preço da tarifa também era outro ponto a esclarecer, porque iria ficar um preço maior do que a rodovia federal, por exemplo, do que a BR-163 e tudo isso foi elucidado”, afirmou Botelho.

O presidente da Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transportes, deputado Valmir Moretto, ressaltou que a concessão é um modelo de negócio que trará benefícios para o estado.

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“A equipe do governo deixou claro que nós não estamos doando, nem vendendo essas partes das rodovias do estado de Mato Grosso. É um plano, é um projeto diferente de negócio que vai ser utilizado por 30 anos, depois ela torna-se patrimônio nosso”, finalizou Moretto.

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Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.