Apenas 36% da população de Mato Grosso é considerada leitora

74% dos mato-grossenses alfabetizados não leem livros de literatura por vontade própria.

Fonte: CenárioMT

Apenas 36% da população de Mato Grosso é considerada leitora
Apenas 36% da população de Mato Grosso é considerada leitora

Uma pesquisa recente revela um cenário preocupante para o hábito de leitura em Mato Grosso. De acordo com a 6ª edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, divulgada nesta quarta-feira, apenas 36% da população mato-grossense é considerada leitora.

Este índice coloca o estado como o pior da região Centro-Oeste e o segundo pior do país, superando apenas o Rio Grande do Norte, onde o índice de leitores é de 33%.

[Continua depois da Publicidade]

A pesquisa, realizada pelo Ipec (Instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria) a pedido do Instituto Pró-Livro, demonstra a disparidade nos índices de leitura dentro da região Centro-Oeste. Enquanto o Distrito Federal e Goiás apresentam um percentual de 52% de leitores, e Mato Grosso do Sul registra 40%, Mato Grosso fica significativamente atrás, com apenas 36%.

O que define um leitor?

O que define um leitor
O que define um leitor

A pesquisa define como leitor aquele que leu, inteiro ou em partes, pelo menos um livro de qualquer gênero, seja impresso ou digital, nos três meses anteriores à pesquisa. Em contrapartida, o não leitor é aquele que não leu nenhum livro, nem mesmo parte dele, no mesmo período, mesmo que tenha lido nos últimos 12 meses.

[Continua depois da Publicidade]

Baixa frequência de leitura voluntária em Mato Grosso

Os dados revelam ainda um dado mais alarmante: quando questionados sobre a frequência de leitura de livros de literatura por vontade própria, independentemente do formato (impresso ou digital), 74% dos entrevistados mato-grossenses alfabetizados declararam não possuir esse hábito.

Considerada a mais completa e abrangente pesquisa sobre os hábitos de leitura no Brasil, o estudo “Retratos da Leitura no Brasil” ouviu 5.504 pessoas em 208 municípios brasileiros, por meio de visitas domiciliares realizadas entre 30 de abril e 31 de julho de 2024. A pesquisa é uma iniciativa do Instituto Pró-Livro.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.