Expominério 2024: Setor mineral de Mato Grosso busca promover desenvolvimento sustentável

Fonte: CENÁRIOMT

Setor mineral de Mato Grosso busca promover desenvolvimento sustentável
Setor mineral de Mato Grosso busca promover desenvolvimento sustentável

A 2ª edição da Expominério, realizada em Cuiabá, trouxe à tona a importância do setor mineral para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso. O evento, organizado pelo Grupo de Trabalho de Mineração da Assembleia Legislativa, reuniu empresários, profissionais do setor e autoridades para debater o potencial do setor e desmistificar percepções negativas.

A advogada Pâmela Alegria, organizadora do evento, enfatizou a necessidade de divulgar as ações positivas do setor mineral. “Queremos mostrar que a mineração responsável é fundamental para o desenvolvimento do estado”, afirmou.

[Continua depois da Publicidade]

Um dos principais desafios do setor é a imagem negativa associada à mineração ilegal. O deputado Max Russi destacou a importância de diferenciar a atividade legal da ilegal. “A mineração que cumpre todas as regras ambientais é de suma importância para o estado e não pode ser marginalizada”, afirmou.

A Expominério também abordou a importância da pesquisa mineral para o desenvolvimento de pequenas mineradoras, como destacou Humberto Paiva de Oliveira, coordenador da Metamat. “O estado é referência em governança ambiental e oferece segurança jurídica para investidores”, afirmou.

[Continua depois da Publicidade]

A Cooperativa dos Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe) é um exemplo de como a mineração de pequena escala pode ser realizada de forma legal e sustentável. Gilson Camboim, presidente da cooperativa, destacou a importância da regularização e do respeito às licenças ambientais.

A Expominério 2024 demonstrou que o setor mineral de Mato Grosso está em constante evolução. Com o apoio do governo estadual e de empresas do setor, a mineração pode se tornar um motor de desenvolvimento econômico e social, desde que seja realizada de forma responsável e sustentável.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.