Polícia Federal deflagra Operação Annotata para combater fraude eleitoral em Mato Grosso

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Várzea Grande; esquema envolvia transferência fraudulenta de domicílio eleitoral com uso de documentos falsos.

Fonte: CenarioMT

Polícia Federal deflagra Operação Annotata para combater fraude eleitoral em Mato Grosso

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (25) a Operação Annotata, em Cuiabá, com o objetivo de combater um esquema de transferência fraudulenta de domicílio eleitoral em Mato Grosso. Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos no município de Várzea Grande, expedidos pela 20ª Zona Eleitoral.

As investigações apontam que um ex-candidato a vereador recrutou eleitores de outras cidades e utilizou comprovantes de residência falsificados para transferir ilegalmente seus domicílios eleitorais para Santo Antônio do Leverger. A operação busca desmantelar essa prática criminosa que interfere na legitimidade do pleito eleitoral.

[Continua depois da Publicidade]

Os envolvidos poderão responder por crimes como alistamento fraudulento, falsidade ideológica para fins eleitorais, inserção de dados falsos em sistema de informação e associação criminosa, com penas que podem chegar a 25 anos de prisão.

O nome da operação, Annotata, termo em latim que significa “vigilância”, reflete o compromisso da Polícia Federal com a proteção do Estado Democrático de Direito e a lisura das eleições no país.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Reporter e editor do CenárioMT, possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso. Cargo: Repórter, DRT: 0001686-MT