A produção mundial de café foi estimada em 176,2 milhões de sacas para o período acumulado de outubro de 2024 a setembro de 2025

Fonte: Assessoria Embrapa

Conheça os principais tipos de grãos de café cultivados no Brasil

A produção de café da espécie Coffea arabica (café arábica), em nível mundial, prevista para a safra em curso de 2024-2025 foi estimada em um volume físico equivalente a 99,9 milhões de sacas de 60kg, desempenho que, caso se confirme , implicará um aumento de 4,2% na produção dessa espécie, na comparação com a safra global do mesmo ciclo anterior, que, no caso em tela, abrange o período compreendido entre os meses de outubro a setembro.

Em complemento, com relação à safra da espécie  Coffea canephora  (café robusta+conilon), também em termos globais, prevista para o ano-cafeeiro em destaque, a qual foi estimada em 76,4 milhões de sacas de 60kg, volume físico que, Caso também se confirme, representará um crescimento de 4% na comparação com a safra mundial do anterior 2023-2024 do  C. canephora .

[Continua depois da Publicidade]

Assim, a safra total mundial de café estimada para o ciclo mundial de 2024-2025, incluindo as duas espécies de cafés mencionadas, totalizará 176,2 milhões de sacas de 60kg, sendo que o  C. arabica  equivalerá a aproximadamente 56,7%, e, adicionalmente, a safra de  C. canephora  corresponderá a 43,3%, tanto em relação à safra global.

Com base nestes números de desempenho da cafeicultura mundial das estimativas previstas para as duas espécies de café da safra em curso, vale estabelecer um comparativo e assim destacar o desempenho dos três países maiores produtores de café do mundo, que são, respectivamente, Brasil, Vietnã e Colômbia, cujas safras acumuladas corresponderam a 54,5% do total estimado em nível mundial.

[Continua depois da Publicidade]

Convém esclarecer que os dados e análises deste estudo da produção dos cafés das duas espécies ( C. arabica  e  C. canephora ), tanto do panorama interno como do externo, foram obtidos do  Sumário Executivo do Café Outubro-2024 , o qual é publicado e divulgado mensalmente pela Secretaria de Política Agrícola – SPA, do Ministério da Agricultura e Pecuária –  Mapa . E, ainda, que tal documento também está disponível na íntegra no  Observatório do Café  do  Consórcio Pesquisa Café , que é coordenado pela  Embrapa Café . Adicionalmente, também vale ressaltar que a safra mundial de café para a Organização Internacional do Café – OIC compreende o período de outubro a setembro.

Assim, retomando o foco desta análise, obviamente com base nos dados do Sumário, constata-se que o mundo, tradicionalmente o país maior produtor de café do café, cuja produção total prevista para o ano cafeeiro atual de 2024, incluindo a soma das duas espécies, sendo 39,58 milhões de sacas de  C. arabica , mais 15,2 milhões de  C. canephora , totalizará 54,78 milhões de sacas, volume que equivalerá a 31% da safra mundial.

Na sequência, destaca-se o Vietname, segundo país maior produtor de café em nível mundial, incluindo também as duas espécies, sendo que o  C. canephora  deverá ser responsável por oferecer 27,9 milhões de sacas, e, adicionalmente, a safra do  C. arábica  atingirá apenas 1,2 milhão de sacas, totalizando 29,1 milhões de sacas, as quais representarão aproximadamente 16,5% da produção mundial.

E, por fim, como destaque neste ranking dos três países maiores produtores de café do mundo, vem a Colômbia, que produz apenas  C. arabica , país que teve a sua safra estimada em 12,4 milhões de sacas, a qual corresponderá a um percentual de apenas 7% da safra mundial acumulada das duas espécies.

Observatório do Café

Desenvolvido pela Embrapa Café tem como objetivos principais revelar, analisar e divulgar, de forma sistemática, dados estatísticos e informações sobre tendências de produção e consumo, oportunidades e ameaças dos mercados internos e externos, além de identificar possíveis trajetórias e demandas para o processo de inovação, bem como divulgar os resultados das pesquisas realizadas pelo Consórcio Pesquisa Café.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT