Eleições no IFMT acontecem hoje com votação para reitor e diretores de campus

Processo eleitoral contará com apenas um candidato para reitor e diretor no Campus Avançado de Lucas do Rio Verde

Fonte: CenarioMT

Curso gratuito tem duração de um ano e é voltado para quem conclui o ensino médio em 2024 ou busca qualificação profissional; inscrições seguem até 30 de setembro.

As eleições do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) ocorrem hoje, dia 23 de outubro, das 8h às 20h, em todas as unidades da instituição. A comunidade acadêmica votará para eleger o reitor e os diretores(as) gerais dos campi e campi avançados. Para o cargo de reitor, apenas um nome está na disputa: Júlio César dos Santos, atual ocupante da posição. Já no Campus Avançado de Lucas do Rio Verde, também há um único candidato à direção-geral, Reginaldo Ribeiro.

Cada eleitor poderá votar duas vezes: uma para reitor e outra para diretor(a)-geral da unidade em que está alocado. No caso dos técnicos administrativos da reitoria, a votação será exclusiva para o cargo de reitor. O resultado final será determinado pela maior média ponderada, levando em conta os três segmentos da comunidade acadêmica (docentes, técnicos administrativos e discentes), com peso de 1/3 para cada grupo.

Ivo da Silva, presidente da Comissão Eleitoral, destacou a relevância do pleito: “Estamos realizando um dos maiores processos eleitorais recentes devido à importância da instituição no estado de Mato Grosso.” Ele também ressaltou a expectativa de que o processo transcorra de forma democrática e respeitosa, com participação ativa de todos os envolvidos.

Nos campi onde apenas um candidato concorre, os eleitores decidirão pela aprovação ou não do nome proposto para diretor(a). Caso o candidato não seja aprovado pela maioria, uma nova eleição será convocada.

Quem pode votar?

Podem participar da votação os servidores técnicos-administrativos e docentes ativos do Quadro de Pessoal Permanente que estavam em exercício até 11 de outubro, além dos estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação (presenciais ou à distância) até 10 de outubro.